Mandalas – Guias de cores para o espiritualismo e cura

Mandalas existem há séculos. Usadas por antigos hindus, monges budistas e até mesmo os índios americanos, as mandalas têm significados muito espirituais. Para todas as culturas que as usam, tanto na meditação como na cura, as mandalas representam o universo, o círculo sagrado da vida e outros símbolos espirituais, tais como harmonia, integridade e unidade. Eles simbolizam nossa unidade com o universo e uns com os outros.

1Mandala de areia em Louisville (foto de Lori Erickson)

Os flocos de neve são muito difíceis de estudar. Eles derretem assim que entram em contato com a mão humana. No em tanto, os cientistas têm estudado-los, e é por isso que temos conhecimento sobre as complexidades do seu intrincado desenho. Eles são apenas uma manifestação das mandalas na natureza. As flores também são mandalas. Com isso em mente, é importante entender o significado mais amplo das mandalas, pois eles são muito mais do que apenas um desenho geométrico atraente.

 

História das  Mandalas 

Os mandalas são usadas durante a meditação. Concentrando-se no círculo, sem começo nem fim, a meditação pode levar o indivíduo dentro dela e aumentar a sua energia espiritual. A complexidade e a simetria do desenho nos lembram que o Universo tem muitas facetas, mas todas elas existem em perfeita harmonia. Quando saímos dessa harmonia com o Universo a discórdia e o conflito dominam. Contemplar a mandala durante a meditação nos lembra que outro mundo é possível. As mandalas também têm poderosa capacidade de cura, especialmente para doenças emocionais. Elas produzem uma s separação dupla: por um lado, a pessoa se afasta de si mesma, e por outro,  o individuo perde o senso de unicidade com o Universo, e com isso, a sua harmonia.
Dita separação causada pela doença é responsável por estados físicos e mentais. Psicólogos e psiquiatras têm trabalhado com mandalas e utilizado a coloração de mandalas como ferramenta de cura com pacientes por anos. Carl Jung, em particular, desenhou suas próprias mandalas para a paz interior e fez seus pacientes fazer isso também, pois supeitava que isso poderia leva-los a uma grande cura. Ainda hoje, os registros detalhados da sua pesquisa com mandalas podem ser estudadas para desenvolver as bases de terapias alternativas. A popularidade das mandalas está em aumento, tanto a criação deles como a coloração daquelas que já foram criados por outros. Eles são usados por todo tipo de indivíduos para aliviar o stress e a tensão, reduzem a hiperatividade e outros transtornos comportamentais em crianças, assim como ajudam as pessoas que apresentam signos de traumas.
Hoje em dia, um dos livros mais populares de coloração “para adultos” são, precisamente, os de mandalas. Alguns executivos de negócios usá-los quando estão ansiosos, preocupados ou estressados; alunos usá-los para aliviar a ansiedade e estresse sobre seus estudos; adolescentes usá-los para se acalmar. O ato de colorir uma mandala focaliza esses indivíduos na paz, harmonia e unidade que eles representam. Não é estranho que mais e mais pessoas começam a usar mandalas como um motor  motivacional.

2

 

Como uma mandala pode te ajudar

1. Se você vai usar uma mandala para a meditação, escolha uma que represente a você. Algumas das mais comuns têm explicações conhecidas do que elas significam, ou também pode criar a sua própria explicação. Que tipos de harmonia e unidade representa para você? Mantenha isso em mente enquanto você se concentra nela, nos elementos de design e nas cores, e na maravilhosa simetria que simboliza a grande simetria do universo físico e da Mente Universal.

2. Aproveite toda a beleza do desenho. Deixe sua mente “flutuar” longe do mundo e a criatividade fluir através de você. Muitos que fazem isso afirmam que os problemas com os quais têm lutado por anos são resolvidos pois as soluções se predefinem durante a meditação.

¿3

 

Criando uma Mandala Original

1.  Uma vez que a pessoa tem uma certa compreensão da mandala, ela pode querer criar uma partir do zero. Esta é uma experiência genuinamente gratificante, uma vez que pode ser individualizado em desenho e cor. Para tirar idéias, você pode consultar online e olhar as explicações e significados das  partes constitutivas do mandala.

2. Você pode querer acompanhar o processo com alguma música suave, mas é sempre uma boa idéia fazer algumas respirações profundas e relax antes de começar.

3. Desenhe seu círculo (use um copo ou bacia virada, por exemplo) numa folha branca.

4. Desenhe algum tipo de forma menor no meio do círculo que tenha significado para você. Às vezes pode ser outro círculo, ou um diamante, ou um triângulo. Este será o “motivo” ou tema do seu mandala.

5. Crie outra forma e desenhe algumas delas em torno de sua forma central. Você pode mudar a forma e a cor conforme você a “sente”.

6. Continue desenhando novos motivos expandindo para fora, movendo-se para as bordas de seu círculo. Você pode ter tantos “anéis” como você deseja.

7.  À medida que suas formas ficam maiores, experimente colocar formas menores dentro das maiores.

8.  Você mandala só é terminado quando você decide isso.

4

 

Cores a usar

Novamente, esta é uma decisão muito pessoal. As cores têm significados simbólicos, entretanto, você pode querer escolher cores baseadas no tipo de meditação você estará fazendo com a mandala.
Aqui estão os significados simbólicos de algumas cores:
Vermelho = força, energia e paixão. 
Rosa = amor
Laranja = auto-consciência e criatividade
Amarelo = aprendizado, sabedoria e risos
Azul = paz e saúde emocional
Verde = amor e respeito pela natureza, saúde física
Roxo = espiritualidade
Branco = foco
Preto = individualidade, pensamento profundo.

Dependendo do que você deseja manifestar em sua vida, você deve usar a cor em proporção à importância que você coloca nas coisas que essas cores representam. Quando sua mandala esté terminado, é legal coloca-la em algum lugar onde você pode o ver ela diário. Você quer que o lembrete de seus objetivos fique visível, tanto quanto seja possível. 

 

Mandalas para colorir

 Se você não está pronto para criar sua própria mandala ainda, você pode comprar livros de coloração de mandala em qualquer livraria. Conforme você passa pelo exercício de coloração, você vai encontrar-se muito mais relaxado e pacífico do que antes. Mandalas são muito terapêuticas, colori-las com freqüência pode melhorar a sua qualidade de vida. Se uma delas “fala” com você, puxe-o para fora do livro e colocá-la onde você pode vê-la regularmente. Comece a usá-lo para suas meditações, dando-lhe seu próprio significado. Você encontrará o poder, energia, cura, saúde e paz que você procura. Mandalas tornaram-se populares por uma razão. O homem está evoluindo na sua consciência espiritual, e vem percebendo a importância da meditação e do em seu próprio mundo interior e no mundo de fora do qual toda a humanidade é parte.

ultima