Quem são os responsáveis pela cultura trance hoje?

Magic_TatiStock-36
Magic Island – Foto: Tatiana Stock

Muitos pensam que apenas DJs , produtores, idealizadores ou promoters  são responsáveis pela “cena”,  porém não são apenas eles os responsáveis. Qualquer um que compra seu ingresso para uma festa, PVT ou festival, ou simplesmente compartilha algo na internet por afinidade, já está ligado à isto, seja apenas como  público ou organizador de algum evento. Quem incentiva já está contribuindo de alguma maneira e, mesmo que espontaneamente, essa contribuição tem sua responsabilidade.

Como a cena comercial, a underground também precisa se sustentar, assim como todos que abraçam a causa e assumem responsabilidades perante o público e aos artistas. Portanto cabe a cada um de nós se permitir conhecer, e encontrar seu lugar dentro da cultura, que necessita que cada um que tome parte disso contribua de alguma maneira, seja como artista, colaborador ou simplesmente esteja com a mente aberta para conhecer a proposta.

À medida que absorvemos tais filosofias propostas, estamos caminhando para contribuir, da mesma forma que os que não absorvem esta proposta muitas vezes acabam confundindo as coisas e se expressando mal, e isso interfere no trabalho sério que muitos vem fazendo.

O que está rolando por aí…

13243841_1059543457471233_8808789937453150184_o (1)
E-forest – Foto: Tatiana Stock

Hoje em dia vejo muitas publicações na internet do tipo “hoje eu vou pra fritar”, “vou nessa festa pra derreter não quero nem saber”… Não que não role drogas! Seria hipocrisia dizer isso, mas a questão é que a droga não é o principal da festa e muitas vezes essas atitudes não somam para a cultura ser levada a sério, e acaba atingindo um público que também se interessa por aspectos desse todo – que não é o objetivo.

Realmente não tem como escapar da responsabilidade quando se faz parte de algo, seja na nossa cultura ou em qualquer âmbito da nossa sociedade. Ela está diretamente ligada a nossa liberdade, e é aí que cada um de nós deve entender qual a posição que ocupa hoje na cena, e até que ponto está disposto a contribuir. Mensagens positivas são sempre belas, mas o que de fato faz a diferença são nossas atitudes.

13268550_1059546257470953_6403918519271459578_o
E-forest – oficina de arte – Foto: Tatiana Stock