Slackline e os Chakras

1. Chakra da Base (do hindu Muladhara,  “suporte”)

O medo ao fracasso faz que muitas pessoas sintam que algo não é pra elas sem mesmo tentar, apesar de saber que para conseguir as mais belas conquistas é necessário esforço.
Quando você se depara com uma fita  de slackline (seja num festival, praça, parque), é provável que ache interessante como pode uma pessoa andar sobre aquilo com tantos graus de liberdade (as vezes pode achar que até andar no meio fio é complicado).
O receio do desconhecido e de se sentir envergonhado em se expressar corporalmente
oprime a vontade de explorar, de se soltar e se divertir (o verdadeiro objetivo).

Além disso, é frequente que na busca da desinibição e da coragem, algumas pessoas tentem a sua primeira prática depois de tomar alguns goles. Mas é claro que bebida e equilíbrio não combinam, e (você) pode ficar com a impressão de que aquilo é impossível, segurando ainda mais forte sua próxima tentativa. Justamente aquela sensação de frio na barriga (aquela vontade de ir no banheiro!) quando você se enfrenta com algo que te apavora é o substrato sobre o qual atua o Chackra da Base, representado na cor vermelha e no elemento terra. Situado entre o ânus e o genital, o Chakra da Base intervém na nossa conexão com o momento presente sobre o plano terreste.
Quando estou na beira de um penhasco antes do drop, pronto para subir em um highline, o Chackra da Base, ligado às glândulas suprarrenais (responsáveis pela liberação no sangue do hormônio adrenalina), proporciona estabilidade, afetando as estruturas que dão suporte ao meu corpo, como os ossos e os músculos da coluna vertebral, das pernas e dos pés. A liberação de adrenalina nos impele a preservar a vida diante de situações de perigo ou decisão. Tudo o que nos faz sentir confortável no mundo físico está relacionado a este chakra.

aaa 13412224_1605874966324647_3983407342097355606_o 13415439_1605874929657984_8037681400166054750_o

2. Chakra do Centro (do hindu Swadhisthana, “morada do prazer”).

Também conhecido como o Chackra do Sacro, o Chackra do Centro é representado pela cor laranja, roxa ou vermelha (dependendo das circunstâncias), e regido pelo elemento água e Lua. Esse ponto energético energiza toda a área genital e urinária, cuidando da filtragem e da circulação de líquidos nos rins, que auxiliam nas excreções do corpo. Se vincula ao líquido amniótico, às relações interpessoais, à autoestima e ao amor-próprio, é o chakra da troca sexual e da alegria. Quando bem equilibrado, ele traz a assimilação de novas idéias, a possibilidade de  relacionar-se, interagir, a aceitação de si mesmo, aceitação do próprio papel no mundo.

Se você consegue mudar as energias para cá, você estará se sentindo excitado. Apesar de que você ainda esteja perto do Chakra da Base e, portanto o medo ainda esteja presente, o seu entusiasmo pode equilibrar esse medo e você pode fazer o drop com sucesso!. Nesse ponto você pode ser “valente”, sangue nos olhos, dê um passo seguido do outro e eventualmente atravessará a linha, ou não. De qualquer modo, chegar a esse estágio já é uma tarefa bem difícil.

13350541_10154401608284674_5944360553004891077_o (1)

   3. Chakra do Plexo Solar (do hindu Manipura, “cidade das jóias”)

Esse chakra apresenta cor amarela, verde-forte e vermelha. Ele influencia nossa relação com a matéria e com o poder pessoal. Neste chakra ficam retidas emoções densas como raiva, mágoa, medo, tristeza, angústia, rancor e ansiedade. É um dos chakras que mais precisam ser tratados e harmonizados sempre. Representa o corpo mental. É o Chakra do“Eu”, do Ego.

Se a sua energia mudar para aqui você se sentirá maravilhoso, você
terá todo poder de levantar e caminhar sobre a fita, pois nesse exato momento você é incrível!

AGENDE UMA SESSÃO (3)

É provável que nesse estágio você adoraria estar com uma headcam e uma dúzia de câmeras te filmando para não perder nenhum ângulo, de forma que, o seu desempenho heróico estará precisamente gravado e disponível para o bem de toda humanidade! (sim, isso é uma piada, mas também é verdade!)

Se a linha estiver dentro das suas possibilidades, você a caminha e faz manobras sem problemas! Está na sua mão, e não é tão difícil!

Todos os highliners experientes são capazes de direcionar a sua energia a esse Chakra.
Infelizmente você pode se estagnar aqui e nunca mais sair, alimentando em demasia o Ego.

16707615_1336923742996619_2198937674757504268_o

12604730_965558526847125_9075783358602485651_o

   4. Chakra do Coração (do hindu Anahata, “câmara secreta do coração”)

Esse é o Chakra do amor universal, do amor incondicional. Esse é o Chakra da coragem (no sentido do latin, significa literalmente “esteja confortável no lugar do seu coração, seja amor”). Situado na região cardíaca, no centro do peito, esse chakra, apresenta cor verde e amarelo-ouro, e está ligado à glândula timo. É responsável pela energização do sistema cardiorrespiratório e é considerado o centro do amor e o canal de expressão dos sentimentos. Se vincula ao equilíbrio, à compaixão, ao altruísmo e, fisicamente, se correlaciona com o sistema imunológico.

O chakra do coração tem a função de equilibrar as energias de todos os outros chakras,
pois está no centro; tendo abaixo dele três chakras inferiores associados à existência na
Terra , e acima, três chakras superiores, mais sutis e associados ao plano espiritual. É o coração quem conecta o Céu com a Terra, ou seja, a conexão da espiritualidade através da matéria. Representa o corpo astral.

AGENDE UMA SESSÃO (3)

Você procura se equilibrar em todos os momentos possíveis, em tudo que achar desde correntes até cordas. Você quer sentir o desequilíbrio para que possa agir sobre ele. É nesse ponto que você esquece a sua câmera, finalmente. Você está realizando um ato de amor, você ama o que está fazendo e isso é a única coisa que existe. Você não está mais andando, você está amando! Não há mais espaço para o medo. Você é corajoso, isso significa que você está atuando com seu coração.

13415617_10208611369214644_2128926364392250043_o (1)

 5. Chakra da Garganta (do hindu Vishuddha, “purificador do sangue”)

É responsável pela comunicação, pela expressão das ideias, verbalização e concretização de projetos. Fisicamente, cuida da boca, garganta e vias respiratórias. As mãos e os braços são extensões físicas do chakra da garganta, pois são com eles que trazemos as ideias para o plano material, colocando a mão na massa.
Chakra Laríngeo representa o corpo etérico padrão e apresenta cor azul-celeste, lilás, branco prateado ou rosa.

Você fala a verdade. Você é criativo!. Sua caminhada já é um ato de amor, mas aqui ela
se torna arte!. Transforma-se na maior expressão do seu ser, você não está mais amando,
você é o próprio Amor.

Nesse ponto,  a slacklife já faz parte de você. Cada detalhe da sua vida é refletido
na sua caminhada na fita. Você quer cada vez mais se desafiar a níveis mais extremos do esporte (como exemplo, o  highline).

Esportes extremos, como o highline, levam a explorar certos “espaços”, mas o seu reconhecimento é comumente incompleto. A abertura desses “espaços”e o não reconhecimento deles leva você à os abandonar rapidamente.  Finalmente, te leva a ter um apego/vício ao“veículo”que te trouxe ali. Nesse caso o “veículo”é o Highline (mas ele poderia muitas outras coisas). O “veículo” se torna assim mais importante do que a jornada e o destino. Isso é muito infeliz, pois quando você viaja você não fica olhando para o seu carro. Você olha para o seu caminho e o seu objetivo, certo? A mesma coisa para o Highline!

Para os próximos dois Chakras, eu precisava passar por uma meditação profunda primeiro, para poder compreender melhor.

11012052_876266499109662_7636902564878983598_o

   6. Chakra do Terceiro Olho (do hindu Ajna, “centro de controle”)

Esse ponto energético controla todos os outros chakras. É dele que saem todos os comandos para o corpo. Cuida do lobo frontal, que representa a nossa porção lógica, nossos ideais, raciocínio e pensamentos, nossa capacidade de aprendizagem, observação e intuição. O Chakra Frontal também representa o corpo celestial.

Nesse estágio, você não olha mais para as coisas, e sim para o espaço interno e em torno das coisas.  Você observa a totalidade do espaço em volta de você, admira a paisagem e os tons das cores. Agora você faz parte do ambiente. Você se da conta que quanto menos você age, melhor. Você observa, você é.

14231181_1107493639320279_401487058182561097_o

 

  7. Chakra da Coroa (do hindu, Sahashara, “lótus das mil pétalas”)

Através desse chakra, podemos alcançar a compreensão de tudo e é por ele que nos conectamos com o plano espiritual, com o “Eu Superior”, com Deus e o divino em todas as coisas. Está ligado à nossa forma de professar nossa fé e evoluir espiritualmente. Quando ele é trabalhado e desenvolvido, facilita a lembrança e a conscientização das projeções da consciência. Tem muita importância na telepatia, no desenvolvimento da mediunidade, nas expansões da consciência e na recepção de temas elevados. É o chakra por onde penetra a energia cósmica e a energia do Sol. É o chakra mais importante, pois é o responsável por energizar o cérebro, tem influência nas funções mentais e na produção de serotonina, o hormônio do bem-estar, que intervém na regulação do sono, do apetite, do humor e outras funções.

Se a sua energia muda para o seu Chakra da Coroa, você está fora do seu corpo. Você não olha mais para totalidade do espaço em volta de você, mas você opera fora dali. Você se enxerga caminhando na fita, não há necessidade de fazer mais nada. Você está além do conceito de fazer. O espaço não é mais espaço, o tempo não é mais o tempo. Você só pode experienciar-la. Na minha opinião, aqui você está realizando uma das maiores formas da Yoga, onde se unem a sabedoria e compaixão, no caso a união dos seus movimentos
e postura e a consciência deles. União significa você passar por essas duas coisas como uma só. Se você não passou por essa situação, não tente conceituar essas palavras. As
palavras não tem significado. As palavras não são um conhecimento intelectual, e sim uma experiência.

3

“Não fique estagnado olhando para o veículo, olhe para sua viagem e o seu destino”

Continuem no Slack e consciência para todos!

AGENDE UMA SESSÃO