Induzindo um estado psicodélico sem psicodélicos: a Respiração Holotrópica

0
A respiração holotrópica é um método misterioso e poderoso de cura e auto-exploração onde se usa o próprio ambiente da pessoa em combinação  com uma técnica respiratória para proporcionar uma profunda e importante experiência mental.

O desenvolvimento da respiração holotrópica foi influenciado por pesquisas  sobre consciência moderna, juntamente com várias investigações psicologicas, práticas espirituais e antigas tradições místicas. A palavra “holotrópico” significa literalmente “avançar para a totalidade” e é derivada da conjunção das palavras gregas holos, que significa “inteiro“, e trepein, que significa “mover-se na direção de algo“.

Ao empregar o uso da respiração holotrópica, um indivíduo ou grupo de indivíduos pode atingir um estado alterado ou “não-ordinário” de consciência.
Uma vez que esse estado é atingido, ele traz saúde para a psique e proporciona ao praticante a oportunidade de se examinar,  avaliar o seu caráter e as suas escolhas, lhe outorgando clareza e orientação, o que pode ajudar na árdua jornada rumo à complacência e auto-realização.

1

Este fascinante método de cura e exploração psicológica foi desenvolvido e utilizado pela primeira vez e em meados dos anos 1970 pelo Dr. Stanislav Grof e sua esposa Christina. Durante dez anos, Christina tinha praticado várias disciplinas de Yoga como Hatha, Siddha e Kundalini, e em 1974, ela experimentou o que é conhecido como um “despertar Kundalini” ou um aumento súbito da energia da força vital para um novo estado de consciência.

Procurando entender sobre sua experiência, Christina foi então encaminhada ao Dr. Grof devido à sua ampla compreensão da psicologia transpessoal (o estudo de experiências além dos limites do corpo e da identidade pessoal). A experiência da Christina foi de grande interesse para o Dr.Grof, já que ele estava tentando descobrir um método para entrar num estado de consciência semelhante ao provocado pelo LSD, mas sem os riscos potenciais de consumir a substância. 

Christina e Stanislav abordaram o desenvolvimento desta técnica desde um ponto de vista tanto intelectual como espiritual, integrando os resultados das descobertas da investigação científica com o poder da conexão espiritual experimentada no Yoga. Eles perceberam que a combinação das técnicas de respiração utilizadas no Yoga, juntamente com um ambiente reconfortante e música evocativa podia impulsionar a mente num estado de transformação e reflexão profundo.

2

Em 1987, Stanislav e Christina desenvolveram um plano  estruturado  para o ensino da respiração holotrópica e, assim, começaram a viajar pelo mundo ensinando seu poderoso método  alterarador da consciência. 

Infelizmente, Christina faleceu em 2014. No entanto, Stanislav continua realizando palestras sobre respiração holotrópica e psicologia transpessoal, transmitindo seus método, tanto para aqueles que estão buscando a certificação como praticantes da respiração holotrópica, como para aqueles que simplesmente estão interessados na experiência.

Para praticar a respiração holotrópica a pessoa deita de costas, ouvindo  uma música escolhida por ela. Não há devum método “adequado” para practicar a respiração holotrópica;  o que pode ser natural para uma pessoa, pode ser desconfortável ou distrair outra. Mas algumas dicas freqüentemente são compartilhadas entre os interessados:

* Respiração completa e profunda- preencher os pulmões e esvaziar os pulmões inteiramente com cada respiração.
* Respiração contínua – não deve haver lacunas em suas respirações, como manter o ar dentro ou fora dos pulmões. Essas interrupções podem bloquear o ritmo natural do corpo, o que é crucial no uso da respiração holotrópica. 
* Respiração rápida – mantendo-se consciente das primeiras dois dicas respiratórias, também não esqueça de estar respirando mais rapidamente do normal, mas não tão rapidamente que o corpo senta tensão ou estresse, pois isso também vai interferir o ritmo natural do corpo. 
*Boca ou Nariz – esta é uma questão de preferência pessoal. Alguns acham que respirar pela boca distrai menos e que assim é mais fácil de mover rapidamente um grande volume de ar dentro e fora dos pulmões. Porém, há aqueles que encontram  a respiração bucal desconfortável e sentem que a respiração através do nariz é mais fácil e lhes permite se concentrar menos na respiração e mais na atividade da mente.

Para quem procura mais informações sobre a história, ou sobre a técnica em si pode estar interessado em ler o livro de Stanislav e Christina “Respiração Holotrópica: uma nova abordagem para auto-exploração e terapia” ou pode também querer visitar o site de Ensino Transpersonal: http: // www.holotropic.com/

Stan Grof – como a Respiração holotrópica e o Xamanismo estão ligados:


Fontes:
– “Grof Transpersonal Training.” Grof Transpersonal Training. N.p., n.d. Web. 25 Jan. 2015.
– “Holotropic Breathwork.” Holotropic Breathwork. N.p., n.d. Web. 25 Jan. 2015.
– “How to Do Holotropic Breathwork.” Holotropic Breathwork LA. N.p., n.d. Web.