Você conhece a Dança do Ausente?

Conheça um pouco da opinião de Grão Orion, colocado no livro “Psycodelia tem Objetivos” – Chaves do Universo, do colunista Clóvis Rosa

Fotos por Doraci Machado | página do fotógrafo |

A Dança do Ausente é uma Dança Mística que acontece durante a Experiência Psicodélica quando o sujeito atinge um Estado de Consciência Expandida, o estado psicodélico. A dança se caracteriza pela ausência, total ou parcial, de consciência do sujeito em relação aos movimentos do corpo. O controle dos movimentos é então assumido pela música ou pela própria experiência. Podemos dizer que na Dança do Ausente você não dança a música, a música que dança você.

14203172_1219172134800981_2410813413831400656_n
Para entender melhor como funciona a Dança do Ausente é preciso entender o significado de dançar. O que nós entendemos por dançar é se movimentar coordenadamente de acordo com o ritmo, melodia e estrutura de um som. Quando programamos esse movimentos para seguir uma sequência lógica e coerente com o som isso se chama coreografia.

A Dança também pode ser uma série de movimentos descoordenados em oposição a estrutura rítmica da música, mas, por mais que isso seja rebelde você ainda está dançando. Pode acontecer durante uma dança programada, que você entre em uma espécie de transe em que os movimentos que você aprendeu, e está acostumado a dançar, fluem naturalmente sem que você precise se antecipar a eles e direcionar sua intenção em realizá-los. Isso ainda não é a Dança do Ausente, é Automatismo.

Apesar de aparentemente você estar fora do controle, o seu subconsciente está no controle respondendo de forma automática ao estímulo da música, fornecendo os passos que você já aprendeu anteriormente. Há uma intenção inconsciente ou pré-consciente acontecendo. Esse Automatismo costuma acontecer depois de muito ensaio, parece mas não é…
Para existir Dança do Ausente não pode haver intenção. Enquanto um dançarino normal comanda o seu corpo, o Dançarino do Ausente não concentra a intenção em seus movimentos, isso porque a Dança do Ausente não acontece fora, ela acontece dentro.

E o transe?

O Dançarino do Ausente está em transe. Ele está explorando os diversos níveis de consciência do Espaço Externo que existe no Interior de sua mente. Ele não está preocupado em realizar algum movimento, os movimentos surgem naturalmente como reflexo de seu estado mental. O corpo do Dançarino é que está sendo dançado, enquanto a consciência livre transcende os limites do espaço e tempo.“Quando eu estou em estado de transe, eu não penso sobre como fazer qualquer coisa ou o que eu posso fazer. Eu sou a ação. Assim, se eu estiver dançando, eu sou a dança.” (Autor desconhecido)

A Dança do Ausente acontece sob dois pontos de vista: um é o ponto de vista do observador, isto é, eu observando alguém sendo dançado. Neste caso o que eu estou vendo são movimentos que refletem o estado mental do dançarino. Deste ponto de vista posso perceber que não há intenção nos movimentos do dançarino que muitas vezes parecem descoordenados.

O outro ponto de vista é o do Dançarino. O Dançarino do Ausente está sendo dançado na realidade externa e Dançando no seu mundo subjetivo. Pode estar experimentando o fluxo natural do planeta ou girando em harmonia com o Universo, pode estar explodindo em caleidoscópios multicoloridos. Ele também pode estar experimentando a fusão com a música. O fato é que seus movimentos serão sempre reflexos de seu estado mental, e se ele estiver experimentando subjetivamente o vácuo universal, os seus movimentos poderão ser tão minimalistas que serão quase imperceptíveis.

14199304_1219171421467719_8040173136614378196_n
No mundo subjetivo do dançarino do ausente, pode estar acontecendo muitas coisas, mas existem certas situações que são características, A Fusão PsicoMusical é uma delas. Mas isso é assunto para a próxima coluna!
Fim

Shakalaka-Lá

Fusão PsicoMusical é a fusão da consciência com a música. Quando esses movimentos expressam a fusão da consciência com a música temos o Shakalaka-Lá.

Shakalaka-Lá é o movimento que acontece quando a consciência se torna a música.

Quando acontece o tornar-se o som, a música assume o controle do corpo do dançarino e seus movimentos expressam a mais profunda harmonia com a música. É a parte mais bonita de se ver para um observador. Parece até que é o dançarino que está fazendo a música sair de seus movimentos, mas é a música que está fazendo os movimentos saírem de seu Dançarino.

Uma vez que você está ausente e ocorre a Fusão PsicoMusical, a música assume naturalmente o controle de seus movimentos e o Shakalaka-Lá acontece…

Os Shakalakas-Lá são os movimentos automáticos, não intencionais, produzidos pelo corpo durante a dança do ausente. Esses movimentos podem ser controlados pelo guia do ritual através do uso da música, os Set Designer, verdadeiros neo-xamãs, como o Goa Gil.
O Shakalaka-Lá é o Sintoma da subordinação do ego à música. Porque Sintoma? Porque quando a consciência se torna a música a manifestação física disso é o Shakalaka-Lá.

14218415_1219174908134037_786500034_n

A princípio qualquer música pode dançar alguém na ausência, mas existem músicas que foram feitas especificamente para isso. O trance psicodélico é uma delas, o rock psicodélico é outra, Chill out também, qualquer tipo de música psicodélica serve para provocar Shakalaka-Lá…

Quando a dança do ausente está acontecendo com alguém, podemos dizer que “Fulano está sendo Dançado no Ausente”. Quando temos um Shakalaka-Lá podemos dizer que “Fulano está expressando seu Shakalaka-Lá”. Shakalaka-Lá, esse “lá” está indicando um lugar, esse lugar é o “Outro Lado”, repleto de pura psicodelia.

Dança do ausente Grão Orion ; 2010 ; apud Psycodelia Tem Objetivos 3ºed.

Fotos por Doraci Machado | página do fotógrafo |