Tráfico de Drogas na Cena Eletrônica

O tráfico de drogas, principalmente em festas e festivais de todo o gênero (não só eletrônico), é algo muito presente em que todos acabam se envolvendo mas que ninguém quer falar sobre. É por isso resolvi expressar MINHA OPINIÃO e visão sobre tal assunto e tentar esclarecer algumas coisas, embasados em minhas próprias experiências e estudos.

019

Primeiramente, as drogas psicoativas são substâncias que existem desde que o mundo é mundo e todas as sociedades possuem históricos de usos diversos de tais substâncias, e elas só começaram à ser proibidas depois que o governo dos Estados Unidos declararam “Guerra ás Drogas” em 1971 achando que conseguiriam acabar com elas, o que é impossível de acontecer, já que essas substâncias sempre existirão e as pessoas sempre darão um jeito de usá-las, seja legalmente ou ilegalmente. Feito isso, o mundo inteiro resolveu seguir tal decisão e desde então existem substâncias taxadas como lícitas e ilícitas, onde algumas lícitas fazem até mais mal que as ilícitas (Álcool e Tabaco frente à Maconha, por exemplo). A diferença basicamente é que as lícitas dão lucro pro governo e grandes empresas, e as ilícitas pro traficante.

Acredito que, se um indivíduo deseja fazer qualquer coisa ou uso de qualquer substância existente, o problema é totalmente dele, desde que não intrometa ou atrapalhe a vida de terceiros (livre arbítrio). Porém, as leis hoje em dia não permitem tal liberdade e acabam reprimindo pessoas que não fazem mal à ninguém. Mas no final das contas, quem sai prejudicado com isso tudo? Todos nós (usuários, não usuários e principalmente o Governo), menos o traficante, que se aproveita de uma “brecha” que o governo e as leis dão fazendo com que ele ganhe dinheiro, que poderia estar sendo arrecadado pelo governo e revertido educação, saúde, segurança, etc (nos Estados Unidos 15% da arrecadação de produtos canábicos são revertidos em Educação e 10% vão para despesas gerais. Fonte: https://smkbd.com/imposto-sobre-a-maconha-ja-reverteu-us-15-milhoes-para-construcao-de-novas-escolas-no-colorado/ ), além do produto consumido ter muito mais qualidade e segurança.

maconha-grana

Analisando o população carcerária do Brasil (4ª maior do mundo. Fonte: http://www.justica.gov.br/noticias/populacao-carceraria-brasileira-chega-a-mais-de-622-mil-detentos ), temos mais de 27% presos por envolvimento com drogas e 1 a cada 4 presos não receberam julgamento ainda. Pergunta-se: A solução do problema com as drogas em geral é prender alguém por tantos anos e depois reinseri-lo na sociedade? O que ele irá aprender com isso? Economicamente e humanamente falando, minha opinião é: Com certeza NÃO! É preciso descriminalizar as drogas, legalizar algumas, reeducar os usuários e viciados, e serem comercializadas e controladas pelo governo. Assim os traficantes serão extintos, as pessoas usariam substâncias de melhor qualidade e com mais segurança, o dinheiro gasto seria retornado para a sociedade (teoricamente, porque o Brasil é o Brasil) e o sistema carcerário brasileiro diminuiria drasticamente. Deveríamos tomar de exemplo a Suécia e Holanda, que de 2011 para 2012, diminuiu seu sistema carcerário em 6% e a Holanda fechou 19 prisões por falta de presidiário. O número de presidiários só decai, os viciados e usuários são reeducados à utilizar as substâncias e os criminosos recebem outros tipos de pena, enquanto o Brasil só lota prisões e produz criminosos. (Fontes: http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2013/11/1370700-suecia-fecha-quatro-prisoes-porque-populacao-carceraria-despenca.shtmlhttp://thegreenestpost.bol.uol.com.br/holanda-fecha-19-presidios-por-falta-de-presos/ ).

Holanda-fecha-19-presidios-por-falta-presos

Concluindo, não estou defendendo nem falando que é certo vender ou consumir drogas, isso ainda é errado uma vez que a lei proíbe, entretanto não acho certo como é tratado em nosso país quem se envolve com substâncias ilícitas. Se existem pessoas que ganham dinheiro com drogas, é porque a culpa é do governo que não sabe lidar com isso. É necessário uma reforma constitucional urgentemente, e quem tem que lutar por isso somos nós!