Faltam:
  • 00

    Dias
  • 00

    Horas
  • 00

    Minutos
Detalhes do evento
Localização no Mapa

instituto pindorama

Descrição

Aborda criação do projeto, integrando fatores como orçamentos, técnicas construtivas, mão-de-obra, materiais, ferramentas disponíveis, adequado às necessidades e possibilidades dos clientes.

Uma introdução a arquitetura orgânica abordando assuntos relacionados a execução de projetos com técnicas de bioconstrução. Os participantes poderão ter um entendimento do início da criação do projeto, integrando fatores como orçamentos, técnicas construtivas, mão-de-obra, materiais, ferramentas disponíveis, adequado às necessidades e possibilidades dos clientes. Com a Arquiteta Irina Biletska e o Bioconstrutor Gonzalo Nadal, será uma possibilidade de conhecer essa conexão de processos de criação à obra, com espaço para esclarecimento de dúvidas.

Arquitetura Orgânica
-Introdução a metodologia de desenho
-Exercícios práticos criativos
-Visualização e Imaginação prática
-Modelagem com argila como ferramenta de desenho
-Percepção do local integrando lógica e sentidos
-Estudo das necessidades do humano em conexão ao espaço arquitetônico
-Assuntos práticos dos principais equipamentos e técnicas disponíveis para construção sustentável
-Gerenciamento de obra
-Como e quem contratar – construtores x bioconstrutores x aprendizes/voluntários
-Orçamentos
-Escolha das técnicas de acordo com mão-de-obra e materiais disponíveis
-Propriedades bioclimáticas a serem atingidas
-Uso de ferramentas, mecanização da obra e gerenciamento de tempo dentro da bioconstrução.

Irina Biletska

Natural da Ucrânia, em suas extensas viagens e pesquisas pelo mundo aprendeu e compartilhou sobre arquitetura orgânica, permacultura, bioconstrução e co-criação dos projetos. Desde a sua chegada no Brasil em 2011 reside em vila Piracanga no sul da Bahia e nessa região realizou mais de 20 projetos integrando várias técnicas de construção terra, bambu, telhado verde e sistemas de engenharia sustentáveis.
Trabalha com arquitetura orgânica e técnicas de bioconstrução desde 2005.

Se formou com métodos de arquitetura orgânica em Goetheanum (Basel, Swiça), seminários de “International Forum of man and Architecture” (IFMA, Alemania) e “International forum of applied intuition” (Berlin, Alemania), desenho participativo em Damanhur (Italia), bioarquitetura com Johan van Legen no Tibá (Brasil). Criou projetos no Brasil, Ucrânia, Turquia, México e Argentina.

As acomodações são em quartos coletivos e serão oferecidas diariamente, três refeições com alimentação vegetariana e vegana.As despesas de hospedagem e alimentação no Instituto já estão incluídas no custo. Aconselha-se trazer agasalhos pois a sensação térmica média (manhã e noite) é de 19º C no verão.

Randolfo Barros

Nascido em Aracaju, Sergipe, Biólogo por formação com experiência nos biomas da Mata Atlântica, atualmente trabalha com construção alternativa e bioconstrução.
Após trabalhar com biologia, mudou-se para Piracanga – vila no Sul da Bahia, onde reside atualmente, e começou sua experiência profissional com construção alternativa em 2011.
Teve como foco a construção e a manutenção das casas em prol do meio ambiente, lidando com desafios de um local remoto, precisando encontrar soluções com as matérias disponíveis no local para se criar um ambiente saudável num ecossistema tão delicado.
Tendo pai e avô construtores como referência, experiências em obras convencionais e alternativas, e amplo conhecimento do bioma local, começou seu trabalho com madeira nativa, madeira de demolição e Bambu, além de ser capacitado na área de instalações e manutenções de placas fotovoltaicas, aquecimento solar e tratamento e captações de água.
Atualmente une seu trabalho com a arquitetura orgânica, buscando soluções práticas para implementar obras complexas em lugares de recursos e infraestrutura básica, desenvolvendo sistemas de engenharia para áreas rurais com baixo impacto e baixo custo, buscando sempre um equilíbrio com a natureza.

Programação Completa

Rotina diária
Sábado

08:00 Chegada dos alunos

09:00 Roda de Apresentações

12:30 Almoço Vegano

14:00 Aula Teórica/Prática

16:30 Lanche

17:00 Revisão do Dia

18:00 Horário Livre

19:00 Jantar

20:00 Palestra

22:00 Recolhimento e Apagar das Luzes

 

Domingo

06:30 Despertar

08:00 Desjejum

08:30 Aula Teórica/Prática

12:30 Almoço Vegano

14:00 Aula Teórica/Prática

16:30 Lanche e Encerramento do Curso

Redes Sociais
Página do Facebook
Dos festivais para sua casa! Da sua casa para os festivais!
mood_bad
  • Ainda não há comentários.
  • Adicionar uma avaliação