Psicodelia visual – A arte de ser VJ

A arte de ser VJ é transformar melodia em visual, é transmitir energia e proporcionar sinestesia, criar o cenário perfeito para uma viagem transcendental e psicodélica. A grande magia acontece, quando o Vj capta a essência mais profunda da música e coloca aos olhos do público, e todos sentem a mesma vibração, sincronizando todos os sentidos.

Fotografia: Progressive – VJ Gesi  |  Flávio Ribeiro / Mushpics

Vj (video jockey) é o profissional responsável pelas projeções de imagens sincronizadas com a música em festas, raves, shows e eventos múltiplos. Vídeo mapping é uma projeção mapeada, e com essa técnica é possível projetar imagens em qualquer tipo de superfície, sendo ela plana ou não.

As composições são feitas a partir de loop de vídeos e imagens de diversas fontes, o material pode ser autoral, feito através de câmeras ou softwares de motion design, ou também pode ser comprado. Existem inúmeros sites que vendem pacotes de VJ Loop, ou até mesmo editado, utilizando imagens de filmes e etc. As projeções geralmente são bem dinâmicas, com efeitos e sobreposições, tudo feito em tempo real, criando umas atmosfera harmônica em perfeita sincronia com a música. O VJ tem apenas 30 segundos para captar a essência da música, encontrar o visual perfeito, e sincronizar os bpms.

Cada estilo de música, cada vertente pede um determinado tipo de visual, e cabe ao VJ escolher a imagem que mais descreve aquela música. Mas isto também depende da vibe do momento, é importante sentir a energia da pista.

É como um jogo onde as imagens e a música estimulam o público e o próprio VJ… A resposta do público e o ambiente estimulam o VJ, que ajusta sua sequência de imagens, que por sua vez estimulam o público, numa espécie de ciclo de energia que renova a performance a todo momento.

O VJing é considerado como um tipo de live art, que supervaloriza qualquer performance de um DJ/Live ou banda. Mas essa profissão às vezes é um pouco injusta, pois enquanto o DJ é visto como um super star, os VJs são geralmente vistos como menos importantes ou artistas em segundo plano. Enquanto o público dança voltado para o Dj, o VJ faz parte da criação de um ambiente que busca sensibilizar as pessoas através de vários estímulos, sons, imagens e luzes.

Mas isso está mudando e o VJ vem ganhando cada vez mais espaço no cenário da música eletrônica, onde muitas festas e festivais estão investindo em grandes apresentações visuais, e valorizando cada vez mais o trabalho desses artistas.

pulsar-2015-projecaoFotografia: Pulsar Festival |  Flávio Ribeiro / Mushpics

Se gostou dessa matéria, também pode te interessar:
Mapping – Um upgrade na experiência psicodélica (VJ Bang)