Mapping – um upgrade na experiência psicodélica

A origem da  técnica do Vídeo Mapping, se remonta a década dos 60s, porém tem ganhando força na cena brasileira nos últimos anos, especialmente a partir do ano 2000.
Nesse contexto, o team do Trance.com.br conversou com VJ_BANG (Juliano Coronat), um curitibano que vem se fazendo conhecer pelas suas intervenções em diversas festas e festivais, dentre os quais destaca-se alguns como o Elementorum, Anaychay, Abductiohm, Darkana, Ananta. 

Entheogen - Fotografia Alternativa Elementorum Naturae 2017 | Palco: Nhanderu Artes | Fotografia: Entheogen – Fotografia Alternativa.

Conheça mais sobre a arte orgânica de Nhanderu Artes,
no nosso ciclo de entrevistas com cenografistas psicodélicos.
Nhanderu Artes – Decoração & Bioconstrução Nacional

Para quem não sabe, o que é o Vídeo Mapping?

Vj_Bang: Video Mapping ou Projeção Mapeada é a projeção de vídeos em superfícies irregulares, podendo criar ilusões de movimento do mesmo.

Faz quanto tempo que está fazendo projeções?

Vj_Bang: Sou bem novo no meio, estou trabalhando com VideoMapping há 1 ano e meio aproximadamente.

Quais são os softwares mais frequentemente utilizados?

Vj_Bang: Existem vários softwares utilizados para o Mapping propriamente dito, entre os mais utilizados estão o Resolume, Modul8, MadMapper, Arkaos. Além desses também são usados diversos outros na criação dos visuais, como o After Effects, C4D, Maya, entre outros.

Quando surgiu seu interesse pelo maping/vjing? Lembra daqueles primeiros passos?

Vj_Bang: Nas primeiras festas que vi apresentações audiovisuais bem feitas já achava aquilo o máximo, pois sempre fui aficionado por artes visuais no geral. Algum tempo depois vi o VJ Vacão fazendo projeção mapeada no Shivaneris, e troquei uma ideia com ele, foi ali que resolvi que queria fazer aquilo também.

Pulsar Festival 2018. Apresentação junto com Vj Nazer e Vj Picles.

Como foi seu processo de aprendizagem?

Vj_Bang: Quem me ensinou sobre os programas específicos de mapping em si foi o VJ Toshiro. Outro cara que me passou vários aprendizados foi o VJ Picles, fora isso fico estudando muita coisa sobre criação visual em tutoriais mesmo e também trocando ideia com vários outros artistas pela internet.

Como acontece o processo de montagem do mapping? É um trabalho coletivo ou você se adapta a uma determinada proposta? 

Vj_Bang:  Depende muito do trabalho a ser realizado. Nas festas, na maioria das vezes ele é em conjunto com algum decorador. A partir do momento que fica decidido a superfície a ser projetada, eu redesenho ela toda virtualmente em 3D e então começo a animá-lo. O conteúdo varia de acordo com a temática toda e da própria superfície é claro. O tempo de trabalho de criação depende muito da quantidade de conteúdo a ser criado e também da complexidade do projeto, geralmente demoro entre uma semana até um mês de trabalho.

Equilibrium Conecte-se a outros Mundos 2018.

De que forma seu trabalho contribui para a experiência psicodélica? Como sente que o público do Trance está reagindo?

Vj_Bang: É algo relativamente novo, muitos não entendem como é feito, e ficam bem curiosos! A galera curte demais quando anoitece e as superfícies criam vida através das projeções, a sinestesia criada entre o som e as imagens é algo extramente psicodélico e fascinante!!

Você sente que aqui no Brasil o trabalho do vj é valorizados pelos produtores de festas e festivais?

Vj_Bang:  Dentro da cena Trance propriamente dita infelizmente ainda não somos bem valorizados, por isso mesmo a maioria dos VJ´s prefere trabalhar na cena Low, ou nos trabalhos corporativos em geral que realmente trazem retorno financeiro. Grande parte dos produtores não respeitam o processo de criação, os valores cobrados por toda essa criação, fora todas as etapas do projeto que envolvem investimentos, vários pontos a serem pensados e respeitados.

 Darkana 2018 | Projeção mapeada em superfície de string e espuma.

Qual é  a sua próxima apresentação?

Downtown (São Paulo), nesse próximo final de semana.

E para concluir,  a sua maior aspiração profissional é…

Evoluir sempre! O que é feito com amor só tende a prosperar!

Nyahbinghi Arte, Cultura e Igualdade | Fotografia: Ricardo Fernandes.

Confira a arte em movimento do VJ BANG : 

Se você gostou dessa matéria, também pode te interessar:

Psicodelia Visual – A arte de ser vj