Preview Nyahbinghi 2018: Arte, Cultura e Igualdade

 width=

O  Nyahbinghi Festival chega na cena com uma proposta para passar esse carnaval no Paraná, num local já bem conhecido para os frequentadores dos festivais do sul do país. Apesar de estar na sua primeira edição, O Nyahbinghi não só tem uma crew com 4 anos de experiência, envolvida na produção de outros eventos memoráveis na região, como também conta com a decoração de um dos equipes de arte orgânica favoritos no que diz respeito a bioconstrução super criativa e sustentável.

O conceito 

Existem várias leituras do conceito “Nyahbinghi“. Na Jamaica o termo é traduzido como “Morte para todos os opressores brancos e negros”. O termo Nyahbinghi tem um significado religioso, espiritual e político que remete a ações militares de resistência aos colonizadores, liderado fundamentalmente por mulheres influentes na África Oriental a partir de 1850.  

Segundo contam as lendas Rastafaris, o movimento Nyahbinghi foi centrado em torno de uma mulher curandeira da Uganda, Muhumusa, quem dizia estar  possuída pelo espírito de Nyahbinghi, uma lendária “Rainha da Amazônia”. Muhumusa organizou a resistência armada contra colonialistas alemães e foi detida em Uganda em 1913 pelos britânicos, que promoveram o cristianismo e emponderaram outros cultos anti-Nyabinghi.

 width=Muhumusa, “Nyabingi Priestesses”

 A música Nyahbinghi (ou Heart Beat= batidas do coração) está ligada às adoração a Jáh dos Rastafaris e por isso, dançar Nyahbinghi contra um opressor em específico era a forma de invocar o poder de Jah para destruí-lo. Hoje em dia essas danças são puramente cerimoniais (e os rituais também se conhecem como groundations) e duram vários dias, durante os quais se comemoram eventos sagrados para os Rastafaris. Acredita-se que através de batidas rítmicas do bombo, o Nyahbinghi aumenta o poder da Terra para o céu, permitindo a conexão com o centro da Terra, enquanto os tambores menores carregam o grito Rastafari pela liberdade e dignidade, fora da Babilônia.

 width=“The Night of the Nyahbinghi” – Ras Ibrak

Nyahbinghi é profundo com a noite. O canto (chant) toca dentro e fora do círculo, cada tambor canta sua própria música, mas todos cantam a mesma música. Há amor, há angústia, há tristeza, há prazer, há  raiva, mas acima de tudo, há devoção, e por isso, se fala em I & I (Eu & Eu), pela certeza de que Deus está vivendo dentro deles.

 width=“Nyabinghi” – Paul Lewis / Ronin Eye Creations

A inspiração 

Nessa linha, o festival Nyahbinghi (ou o Nyah, raíz etimológica que significa libertação/objetivo/ propósito) prega o AMOR por toda a humanidade e trabalham para que o ódio seja transcendido e ofuscado pelo amor.

O Festival

O festival Nyahbinghi Arte Cultura e Igualdade irá acontecer sua primeira edição em 2018, feriado de Carnaval dos dias 9 a 13 de Fevereiro, serão 5 dias de muita cultura musical, oficinas, tenda da cura, lazer e camping. Com esse nome será a primeira edição, mas a crew já realizou outros  festivais e algumas pvt’s (Elementorum FestivalRitual Respect)

O local

Agora contamos com parceria da Granja Martini, local onde será o evento. A chacará fica na cidade de Francisco Beltrão, no sudoeste do Paraná. Há um lindo rio que corta a chacará, com um pequena queda de cachoeira e vários pontos de acesso para se banhar, com vasta area de camping também. Nela já acontecia outras festas de menor porte, sendo assim ela vem adaptando-se a algum tempo as estruturas para melhor atender a um publico maior.

De fácil acesso o local fica proximo a cidade, a uns 15 quilomentros do centro. Durante o festival para melhor atender ao publico irá ter um translado para dar esse suporte.

 width=

A decoração

A decoração do palco principal será totalmente ligado ao nome do evento, feita pela Nhanderu, projeto dos amigos Bruno Sobrenome e Eduardo Bonato, que se destacam nas artes orgânicas.

 width=Alguns dos palcos construidos por Nhanderu Artes para outros eventos.

{ Conheça mais sobre o trabalho do

Nhanderu Artes: Decoração & Bioconstrução Nacional }

Outras decorações e montagens de tenda e estruturas são todas feitas pela equipe Nyahbinghi, utilizando bastante bamboo e madeira ecológica.

 width= width= Palco principal em construção para a Nyahbinghi 2018 | Nhanderu Artes

A música

Se tratando de musica teremos dois palcos. O main floor terá a abertura no sábado com uma apresentação ritualistica e ancestral e em seguida com som Goa Trance, umas das vertentes pioneira do psytrance. Na sequencia iniciará um som noturno, com line progressiva em bpm’s  com varições do prog dark, night psychedelic, forest, forest/dark, darkpsy, dark/experimetal, dark/hitech, hitech, psycore, contando com varios artistas de nome da cena psytrance nacional e internacional.
Um dos artista da cena Darkpsy Trance mais espera e Obliun da Suiça que vem pela primeira vez para o Brasil para tocar com dois projetos, Obliun e Astrolunar, seu projeto paralelo com Invid Mind da Argentina.

Nosso segundo é o palco multicultural, Chill Out. O evento tras união de culturas com varios artistas nacionais e internacionais entre bandas e djs com estilos de musica mpb, rap, reggae,dub, psydub, psychill e muito mais….

 

A alimentação

Contará com praça de alimentação, refeições principais como almoço e janta feitas pela crew, alguns alimentos plantados pela equipe, e outra parte sendo tercerizada, ambas com opções vegetarianas, alguns lanches com opções veganas, com preços justos.

 width=

*

Acompanhe as informações e recomendações do festival:

+ Fanpage
+ Evento

keyboard_arrow_up