EDM versus Psytrance – Música, entre o dinheiro e a cultura

Anos atrás, conversando com amigos, você ainda poderia falar sobre “Electronic Dance Music” (EDM) bastante sem vergonha de ser jugado, geralmente se referindo à sua predileção pelo prazer de dançar música electronica. Hoje você corre o risco de ser desaprovado. A combinação das letras EDM tornou-se uma denominação comum para um gênero musical, que para alguns contemporâneos se assemelha a uma “bête noire” (besta negra). Muitas vezes ouvimos  declarações como: “Isso não tem nada a ver com Psytrance. Esta merda de EDM é  comercial e nojenta! “

O que é EDM?

Do ponto de vista da história da música, a EDM pode ser classificada na tradição da Eurotrance, um termo que também provoca reações extremas. Ambos gêneros (EDM e Psytrance) têm em comum trabalhar com melodias curtas e cativantes e figuras rítmicas arranjadas ou dispostas superficialmente. Além disso, o meios estilísticos típicos são várias pausas,  que se desenvolvem até que a bassline drope novamente, assim como é normal o uso de vocais. É aqui que vemos a razão de porque o EDM é visto com suspeita por alguns dos nossos contemporâneos: a música é considerada predecível, nada impressionante, e destina-se a eficiência de distribuição em massa com fácil acessibilidade, semelhante ao que acontece com música pop. Neste contexto, a palavra-chave “comercial” é frequentemente aplicada.  Os eventos associados com EDM tem foco no tamanho da festa e em mostrar efeitos. Podemos pensar em DJs como Steve Aoki, Avicii ou David Guetta formando corações com as mãos  que são transferidos em grandes telas,  drones em tempo real, o clássico culto do “popstar person” com todas as possibilidades da tecnologia de entretenimento moderna.

 

EDM e Psytrance

No entanto, ao descrever os festivais de EDM, aé evidente que existem paralelos com a cena Psytrance. Muitas vezes com todos os que ficam encarando o DJ, cujo show no palco não é de modo algum inferior a alguns atos de EDM. Também musicalmente, existem agora certas sobreposições. Por exemplo, Vini Vici juntou-se ao ícone do EDM Armin Van Buuren e produziu a faixa “Great Spirit” com base na faixa “Free Tibet” por Highlight Tribe. Vini Vici também toocu na Tomorrowland, um exemplo impressionante de um festival EDM com mais de 180.000 visitantes. Neelix, sobre quem as opiniões diferem dentro da cena Psytrance, também foi reservado para tocar lá. Suas faixas são criadas bastante simples e ele tem usado vocais por muitos anos. Sem dúvida ele foi, e ainda é, muito bem sucedido – especialmente em nossa cena. Os veteranos de Goa Raja Ram e Chicago também estiveram tocando remakes de grandes clássicos de rock e pop por um longo tempo, e são alguns dos maiores favoritos de público com seu ajuste para a versão bawling de Psytrance. Não é realmente um fenômeno marginal.

https://soundcloud.com/arminvanbuuren/sets/a-state-of-trance-2017-mixed

https://soundcloud.com/arminvanbuuren/sets/a-state-of-trance-2017-mixed

 

Artistas sobre EDM e Psytrance

Pedimos aos artistas que acabamos de mencionar que comentassem o assunto da EDM e a atitude de rejeição, que não é só a comunidade Psytrance, também grandes partes do Techno e do House.

A resposta foi significativa – muito, muito reservada. Interpretamos isso como prova de que colocamos os dedos em alguma coisa – pois quem é autoconfiante e soberano por trás do que faz, também pode defendê-la contra a crítica prevalecente.

 

Haldolium sobre EDM / Psytrance

“A música é bem feita, e se eu fosse tão talentoso como aqueles caras eu iria viajar 365 dias por ano, você sabe … No entanto, eu não gosto muito. O ponto é que não há muito trance nisto. Acho que ainda é psicodélico o suficiente para usar esse rótulo, mas trance?. Não, realmente não. Eu chamaria de Dança Psicodélica no final. Se você gosta de trance, como eu, você é pode verificar alguns atos ou eventos contemporâneos que fazem  Deep House / Acid Techno. Meu amigo Mokt Blied, um jovem DJ alemão da House / Techno, tocou alguns sets que foram (sem ele saber) surpreendentemente perto do que nós chamamos de “Morning Sound” há algumas décadas, e isso foi em festas de Techno”

a

 

Vini Vici sobre EDM / Psytrance

Desculpe, mas não procura publicidade provocativa, somos pessoas de paz e aceitação e não damos atenção à negatividade sem razão.

vini-vice-by-diablo-200x200

 

Klopfgeister sobre EDM / Psytrance

Muitas vezes penso que, em termos de tolerância, a cena de Goa é mais dogmática do que toda igreja. Há um grupo de Goa no Facebook, onde os administradores sempre falam sobre “família”. Mas encontramos a maior pressão social nas famílias. Eles incorporam certos valores. E se alguém sair da linha, ele ou ela pode ser facilmente excluídos.
Sobre Remakes: A reciclagem de recursos existentes é uma parte fundamental da história da música. A amostragem é uma parte essencial da música eletrônica. A diferença crucial é entre apenas produzir uma cópia pobre ou apresentar um elemento já existente em uma nova peça de arte, que contém valor agregado ou dá uma nova perspectiva. Para mim, cada remix é inútil, que não faz cócegas fora da versão original. Mas,  até onde eu sei, não  há regras em pedra.
Felizmente, a maioria dos jovens são  mais tolerante do que as pessoas que fazem essas perguntas. A maioria dos jovens nem sequer conhecem os códigos das cenas fechadas. Eles não pensam em termos de que música é permitido fazer ou não fazer. A música é uma maneira de expressar a liberdade. A sociedade coloca tantas regras, que as pessoas são destinadas a segui-las todas. E a música oferece uma chance de quebrar regras. Por que não devemos aproveitar essa chance?
E se esse Psytrance está ficando mais comercial? Infelizmente 20 anos tarde demais! Mas toda tendência comercial causa um contramovimento subterrâneo. Para mim, é importante não me limitar enquanto produzo música. Eu gosto de cada música, que é feita com amor.!

c

 

Colin (OOOD) sobre EDM / Psytrance

Eu acho que você colocou o dedo sobre a ferida  com a sua pergunta: assim como todas as pessoas e eventos cujas orelhas estão definitivamente no lugar certo, todas as coisas que o pessoal do Psytrance criticam do EDM para estão presentes na cena Psy também, e muitos estão lá desde o início. Essa é a indústria do entretenimento para você; podemos tentar fingir que não existe, mas o Psytrance tem tanto como um underbelly escuro como p EDM comercial, muitas vezes escondido por esse folheado de “super espiritualidade” . (…) Em quanto à influência da EDM no Psy, a “fertilização cruzada” é muitas vezes uma coisa boa para a criatividade, e eu acho que é inevitável porque alguns artistas e produtores continuam a se inspirar na EDM para fazer música e eventos que lhes dêem acesso  a maiores audiências. Para os meus ouvidos isso às vezes significa sacrificar o elemento “trance” (IMO vital) de “trance psicodélico” em favor de arranjos agitados e truques de produção. Mas ainda há coisas criativas acontece e como alguém envolvido em alguns gêneros diferentes, para mim a criatividade é principal.  E não há como negar que funciona muito bem em algumas pistas! Alguns eu gosto, alguns não, e montagem no padrão pigeon-holes é menos interessante para mim do que se divertir no estúdio.

colin-oood-photo-by-james-hole

 

Ace Ventura  sobre EDM / Psytrance

A atitude negativa mostrada pela comunidade é perfeitamente compreensível, pois o Psytrance no seu núcleo sempre foi um movimento subterrâneo, e mesmo que cresceu muito, ainda é subterrâneo em comparação com outros gêneros. Assim, qualquer influência mainstream será sempre rejeitada por um grande pedaço da cena. No entanto, esses remakes não são nada novo, GMS têm feito alguns atos desde o início dos anos 2000 e não me lembro de pessoas queixando-se então …. agora que o Psytrance está em uma escala maior, mais vozes e opiniões são ouvidas. Pessoalmente, eu tocava uma ou duas desses covers no passado, não mais … Mas se eu fazo, eu escolheria o momento certo e lugar para eles, mais eventos comerciais ou raves, em vez de eventos mais underground.

ace-ventura-photo-by-pierre-ekman

 

edm-audience