Esoterismo e Trance – Esotrance

A Esotrance é a coluna destinada ao esoterismo. E para abrir os trabalhos começo explicando a diferença entre exoterismo, escrito com “X”, e o escrito com “S”. Exoterismo, escrito com “X” nos fala do que é transitório, mutável. Já o esoterismo é sobre o que é permanente, aquilo que é inalterável.

Tarot-Numerologia-y-Angeles-Veronica_2

Imagem: Arte de Emily Balivet – Fool

Como sabemos o ser humano, nasce, cresce, envelhece e morre, e essa transformação se estende ao corpo físico, mental, emocional e até mesmo espiritual. Mas, uma coisa não se transforma, a sua essência, a sua chama interior. Conhecemos o nosso exterior (exotérico), e sabemos de suas constantes mudanças; mas a eterna busca pelo nosso conhecimento interior(esotérico) é sobre uma jornada permanente.

Estou aqui para falar um pouco sobre o Tarot entre outras áreas do Esoterismo.

Mapa astral e Tarot

tarot_portaluniversalista.org

Imagem: Portal Universarsalista

Peço que sigam comigo esta linha de pensamento: Digamos que o Mapa Astral seja um caminho pré-definido que nos acompanha por toda nossa vida, ali estará de certa forma, determinado o que chamamos de “destino”. Cada pessoa nasce com a regência de um mapa que ele irá seguir por todo seu tempo nessa vida mundana, que nosso ser interior (ou nosso espírito) deve administrar da melhor forma possível, de acordo com valores e leis cósmicas que não sabemos exatamente quais são.

Na visão do Tarot, cada escolha feita pelo individuo em seu transcurso determina sua evolução espiritual, ou não. Confirmando a ideia de que passamos nosso tempo cósmico vivendo várias e várias vidas e repetindo constantemente algumas situações, podemos ver que o que muda é a forma como nos sentimos em relação a alguma coisa (ou fato). Logo, antes de cada ação existe um sentimento em relação a cena. Por exemplo, se eu sentir sede, eu vou em busca de água. Assim é para tudo. E, através dessas escolhas aparentemente simples, podemos cometer alguns erros no caminho. Sermos insensíveis a dor alheia, por exemplo. E, por conta desses erros, voltamos (ou reencarnamos) para passarmos de novo pela mesma situação e escolher diferente. Basicamente, um “déjà-vu’’ pode ser visto como um vislumbre do Karma, por exemplo…onde a rápida lembrança desconexa, não vem através da situação em si…mas de um sentimento que nos dá a impressão que já fizemos isso antes. É uma lembrança do nosso “sentir” em relação àquela cena…é como que, quem está se lembrando não somos nós, mas nosso espírito.

Então podemos dizer que: “O mapa astral lhe diz o caminho que irá seguir, o Tarot o que você tem (ou não) de livre-arbítrio nessa jornada.” O livre-arbítrio – as suas escolhas – é que definem a evolução, ou não, de seu espírito.

Podemos resumir dizendo: A Astrologia desenha um mapa, o Tarot mostra onde estão os atalhos.

oraculo-da-ilha

As cartas de Tarot nada mais são do símbolos que representam personalidades, arquétipos e situações que, em suas posições e combinações, um tarólogo consegue ler e descrever as diversas possibilidades (ou caminhos) disponíveis que o consulente pode, ou não, seguir.

Por fim…e o Trance com isso? Tudo!

Terra Azul 2015-3Foto: Festival Terra Azul / Tatiana Stock / Fanpage

Seguindo essa visão, nada é por acaso. Logo, se você está lendo isso, nessa página, existe uma razão. E é esse ponto que une as pessoas em certas ocasiões, suas dúvidas. Não suas crenças, como muitos supõem. Para nos permitirmos é preciso nos libertar de valores antes impostos. E desenvolvermos nossos próprios valores, mesmo que acabem sendo os mesmo, mas…que nos venham através de nossas percepções e não por imposição.

Quanto mais nos permitimos, mais percepções podemos ter do Universo. Por isso “TRANSCENDER” é a palavra que nos desperta. Que nos liberta de nossa pouca visão e amplia nossa sensibilidade ao máximo. Descobrir o mundo requer mais que coragem, requer desprendimento. É preciso perceber o quão diminutos somos para nos libertarmos feito poeira e daí sim, sentirmos que somos parte do Todo, de uma coisa gigantesca que mantém unido todos os seres e todo o Universo em um eterno e constante pulsar.

A Astrologia, o Tarot e tantas outras linhas esotéricas nos ajudam a analisar esse caminho. E por isso eu, astrólogos e tantos outros colegas que com o tempo irão integrar esse grupo, estaremos aqui para ajudá-los a vislumbrar um pouco mais dessa jornada e buscar maior entendimento sobre esses assuntos.

Trance também é isso. Celebre conosco o incognoscível!

oraculo-da-ilha