Como começar a descrever a melhor experiencia da minha vida? Pois bem, vou tentar descrever o que o slakcline/highline representam pra mim.
Highline pra mim e uma ferramenta de conexão entre o corpo e a mente. Assim como as substancias entógenas, o poderoso efeito do highline nos atinge na alma, liberando estímulos que nos introduzem no misticismo da caminhada suspensa na altitude.
Minha jornada para o ritual do Mestre Goa Gil partiu de Floripa até e São José dos Ausentes (SJA), onde la esperei 2 dias o restante da equipe. Junto comigo participaram meu brother Marcose (Rio Janeiro) e sua parceira Lou (França, *1), Ronaldo (Praia do Rosa, Santa Catarina) e sua namorada Aline e o grande mano Vinicius (Rio Grande do Sul), quem já estava me aguardando em SJA.
Ficamos acampado na praça de SJA ja na missão de separar equipamentos e analisar quais seriam as possibilidades. Conversamos com a secretaria de Meio Ambiente para conhecer mais da geologia dos cannyons (o que é fundamental para ancorar as fitas sem perigo).
A próxima etapa da missão seria conseguirmos uma carona para o local da festa que fica a mais ou menos 40 km do centro da cidade. E assim chegou o anjo Mônica, dona da Pousada Ecológica dos Cannyons, e nos deu uma carona até o lugar onde seria o ritual!.
Quando chegamos na pousada o clima não estava nada fácil de enfrentar. O clima dos cannyons do Rio Grande do Sul é quase sempre hostil, com muitas nuvens, uma neblina muito densa e chuva frequente.
Não podíamos enxergar nada além de 5 m de distância, dificultado muito nossa missão. Apenas conseguimos passar o cordelete (corda guia para a fita), sem saber a onde iriamos andar. Tivemos de aguardar mais de 1 dia e meio para que tivéssemos 5 minutos de visibilidade e ajustar onde colocaríamos as ancoragens.
A terceira etapa então foi estruturar as ancoragens. De um lado conseguimos achar uma pedra grande e pesada o suficiente para fazer de 3 furos no basalto, levando 2 horas para abrir cada um, na marreta e broca de vídia. Uma acabou não dando certo e tivemos de botar estacas para auxiliar os dois furos, porém, o terreno dos cannyons e cheio de pedregulho fazendo nossa tentativa se estender um pouco mais. No outro lado conseguimos mais 3 estacas com o mano Robinho que estava trampando armando as tendas, salvou pacas!.
Já no segundo dia de montagem terminamos de passar a fita pela noite, e ali o vento faz uma forte viração. Imaginem que para sair de lá até e a pousada precisamos fazer uma corrente humana!! para se localizar estava tenso!!
No dia do ritual Goa fucking Gil parece que o mestre conversou com as entidades lá em cima e o tempo limpou totalmente conseguimos finalizar os detalhes e deixar a fita pronta.
Foi quase 2 dias e meio para montagem completa. Conseguimos estabelecer uma via de 140 m de distância por 60 de altura (medidas aproximadas), 700 m de exposiçao de frente para a terceira maior cachoeira do Brasil, com 381 m de queda ha 1280 m de altura do mar!!
Cada um de nos deu um rolé para estrear e a noite já caiu. Logo de manhã quando amanheceu meus brothers de fita já haviam deixado a pista hahaha. Lá estava eu, o único que andava de highline, se deparando com o amanhecer do sol naquele lugar insano com a melhor noite sonora que já ouvi e com a fita mais loka que já armei.
Fotografia: Murilo HerreroFotografia: Cesh Photography
Confesso que estar ali presente, mostrando um pouco do meu esporte foi muito emocionante. Só de pensar em andar sem ninguém dos outros highliners meu corpo suava e os cannyons se derretiam, de forma muito mais acentuada que com qualquer psicodélico!
Fui então buscar a rapaziada na barraca para gente dar um rolé e compartilhar essa vibe, que por sinal, já estava sendo sentida por todos eles.
Fotografias: Cesh Photography
O highline, é nada mais que canalizar toda energia em seu redor de forma calma e focada para se equilibrar. Tudo ao seu redor influencia, seja o barulho do vento, a queda da cachoeira, a música da pista, as pessoas, etc.
Fotografia: Cesh PhotographyFotografias: Psyche Photos
Depois do ritual ficamos mais um pouco na Fazenda Ecológica dos Cannions, pois ainda havia a desmontagem da linha que batizamos como Nave do Goa.
Tínhamos pretensão de ficar até terça, já que o pessoal da desmontagem, Utopia Bioconstrução (de quem quero desatacar a qualidade humana), iria permanecer ali. Mas depois do mano Gil ter ido embora, tivemos condições climáticas terríveis (3 dias de neblina constante, vento e frio) e nossos alimentos estavam ficando escassos. Mais uma vez, o nosso anjo, a Mônica, nos salvou, no deixando ficar na pousada mais alguns dias e nos apoiando com alguns alimentos. Também quero dar um salve para a Dona Rosa, a governanta da fazenda, que sempre nos apoiou na hora do preparo do rango.
Só tenho a agradecer demais aos meus irmãos e irmãs de fita que somaram para essa missão, ao mano Helios da Green Power que liberou a gente para fazer essa loucura no ritual, ao mano Gil, que abriu o ceu e fez um BAITA RITUAL DO CARVALHO a Mônica e seu esposo Daniel que permitiram agente permanecer lá, e a Dona Rosa muito carinhosa conosco sempre.
*1: Quero destacar que a Lou atravessou a linha mais comprida de slackline por uma mulher aqui no Brasil e provavelmente na América do Sul!
*
Para conhecer mais sobre highline e slackline,
leia outros posts do nosso colaborador Randhy Marcio:
Slackline e os Chakras
Se você gosta de Goa Gil, também pode te interessar: