A Imperatriz e o Trance – Esotrance

~ Uma análise do Tarot ~

oraculo-da-ilha

Continuando a nossa jornada do Louco (…)

Agora que nosso inquieto amigo já descobriu seus aspectos intelectuais e sensitivos, ele passa para a próxima etapa de sua jornada, tornando-se o Arcano de número três:

A IMPERATRIZ!                                            
rider-wite1

Analisando o Arcano:

Na imagem vê-se a figura de uma linda mulher. Ela está sentada em um trono no meio de um bosque, o que lhe dá um ar de simplicidade, porém vestindo trajes dignos de sua posição. Ao lado está um escudo, ele representa a sua proteção espiritual e física. Em sua mão direita, o cetro que indica a sua posição de regência e seu poder e, as estrelas em sua cabeça, suas ideias brilhantes.
Abundância, criatividade e fertilidade, são seus principais conceitos. Por isso, na maioria das cartas ela aparece grávida, pois a gravidez representa aqui a sua esfera criativa; em uma leitura pode simbolizar ‘’gravidez indesejada’’, uma vez que a Imperatriz preza sua independência e sua liberdade. Para conseguir o que deseja ela usufrui de toda sua criatividade, iniciativa e capacidade de sedução. Ela é a geradora, aquela que faz acontecer… E não mede esforços para suas conquistas.

A Imperatriz simboliza aquela pessoa de gênio forte, que é regida pelas forças da natureza e possui uma vontade tenaz de tornar-se o que já é, mas não percebe. Sua ambição pede mais e, muitas vezes, a cega para o poder que já possui. Não raro, peca por falta de gratidão e perde a paz em atitudes por vezes egoístas e mesquinhas. Por outo lado, enriquece o ambiente com sua beleza, autoestima e iniciativa.

Mas ela também é ciumenta e possessiva, não admite erros nem perdas. Sendo muito exigente consigo mesma e não menos para com os outros. De alguma forma o seu poder de fascinação, lhe dá um certo “ar” de arrogância e prepotência, mas no fundo, ela sabe que não tem total poder em suas mãos, ela ainda depende da figura do Imperador, seu marido. Então sua regência é limitada a influência que ela possui sobre o seu ‘‘esposo’’ e demais pessoas, pois sabe muito bem seduzir para alcançar aos seus objetivos. Esse poder de sedução vem exatamente da sua perícia em apresentar a postura compatível ao objetivo que quer atingir, da natureza feminina e das energias da própria Mãe Terra: Gaia.
A energia da terra ilumina seus atos e, como todo elemento terra, não só está em foco sua fertilidade e mudanças de humor (como as estações), mas também o aumento de suas riquezas materiais.
Mas seu potencial de comunicação é a sua “chave de ouro’’. Tanto que esse Arcano corresponde ao signo de Gêmeos na Astrologia.
Sua habilidade reinará na consciência de seu potencial somado à sensibilidade aguçada, com isso ela conquistará seus objetivos muito mais rapidamente.

A imperatriz sabe que de nada serve a inteligência (Mago) e a intuição (Papisa) se não houver ação. É preciso diligência e criatividade para encontrar o caminho certo, alimentando-o a cada instante com coisas novas e inusitadas e por fim, colher os seus merecidos frutos.

holly-sierra2      ciro-marchetti3

A Imperatriz é o Arcano que retrata a descoberta do poder que existe dentro de cada ser e – com imensa coragem – assumir-se como verdadeiramente se é.


E POR ONDE ELA ANDA NO TRANCE??

empress-bonefire-tarot5      krapra


A Imperatriz é nossa segunda figura feminina dessa “Jornada do Louco”. Ela surge na soma do elemento da inteligência (proveniente da figura do Mago) e da Intuição da Papisa. Portanto, ela não é nem deslumbrada e curiosa, nem extremamente maternal e preocupada com a cura do mundo. Ela já absorveu essas ideias, já deixou de lado essa parte do caminho e aparece querendo mais, ela quer usufruir do que aprendeu e de seu poder!

wildwood4                                      

Podemos vê-la retratada como uma mulher original, coberta de riquezas, como joias, adornos e roupas dignas de uma rainha, ou mesmo peças customizadas por ela mesma e usadas de forma inteligente. Ela faz isso de forma pensada, seja para chamar atenção para si; seja para fingir uma certa discrição e perder-se em meio a decoração; seja para atiçar a curiosidade alheia; seduzir quem deseja; etc. Uma coisa é certa, ela sempre vai agir com determinação e criatividade para chegar onde quer.

Ao mesmo tempo que ela aparece na carta, na maioria das vezes, sentada em seu trono, isso de forma alguma indica que ela seja acomodada. Pelo contrário, ela é uma guerreira valorosa, apesar de um pouco distante dos princípios comuns.

the-empress-by-julie-marie-gene-gobelin7     the-empress_-norse-tarot8

Aqui, aquele nosso pequeno Louco viajante atinge uma posição de maior destaque no meio, percebendo que consegue mais coisas se for de alguma forma “conhecido, admirado, querido, lembrado, desejado” pelos demais (ou até mesmo, odiado por alguns). Seja pela sua originalidade, coragem, beleza, diplomacia, gênio forte…
Enfim, o fato é que: se ele faz parte, se ele sabe… A Imperatriz que surge dentro dele, quer se dar bem com isso e ganhar alguma coisa. Se o terreno é fértil, ela irá plantar!

Politicamente falando, posição social vale muito e associar-se as pessoas certas no grupo certo, pode render um crescimento muito mais vantajoso do que só querer o bem da nação.
Essa associação bem planejada pode levar nosso personagem muito mais longe. Com o respaldo do grupo, suas ações são muito mais valorizadas do que antes e, de acordo com a estratégia utilizada, sua presença poderá se tornar indispensável para alguns.

A Imperatriz não mede esforços para conseguir o que quer. Age rapidamente sempre que aparece uma oportunidade e adora quando ganha reconhecimento, atenção, regalias, tratamento ‘’VIP’’… Podemos incluir nessa lista, ingressos, descontos, open bar, pulseirinhas para o ‘’backstage’’, convites para trabalhar em outros festivais, etc.etc.etc.  
Por outro lado, ela enriquece o ambiente, pois em troca ela acaba se “virando nos trinta’’ para participar de todas as áreas que tiver acesso, com muita criatividade, ação e jogo de cintura.
Se puder mandar em um grupo então…melhor ainda! Daí é pura alegria! Pois o que ela deseja é ser regente e, seguindo essa vontade…

… Nosso personagem Louco e agitado completará mais essa etapa da sua viagem e mais uma transformação, com certeza, irá acontecer.

                                                                                     ***

* Uma observação: o elemento feminino do Arcano, não representa necessariamente a figura de uma mulher na nossa vida real, podendo também reger energeticamente um homem. Afinal, todos possuímos os dois lados (feminino/masculino) dentro de nós.

stephanie-pui-mun-law-the-empress9

oraculo-da-ilha