Psytrance – Melhores sites de download e streaming

Pesquisamos e gostaríamos de te mostrar algumas fontes de Psytrance livre, onde você pode descarregar tracks e álbuns de graça, ou obter eles por um preço moderado,  assim como também te ajudamos a descobrir sites e estações de rádio on-line com intermináveis streamings (listas de transmissão) de Psytrance! ?

Psytrance gratuito: Diferentes formas de “música livre”

Nós todos, especialmente os produtores, sabemos que hoje em dia muitas pessoas estão dispostas a pagar pela música.  Porém, muitas vezes, a música registrada com direitos autorais, é baixada através de vários meios de distribuição de arquivos gratuitos, sem nenhum retorno econômico para o artista.  Isso é uma pena, porque há muitas possibilidades de ouvir e baixar música legalmente de graça e ainda apoiar os artistas.

Embora tenha sido sempre uma boa opção para os “recém-chegados” para oferecer a sua música de graça e colocar seu som na cena, é real que atualmente mais e mais produtores reconhecidos também estão liberando algumas de suas músicas de graça.

Os tempos parecem estar mudando. O 95% das vendas do Beatport vão para DJs, mas os consumidores não compram música lá. Considerando que 150 vendas são suficientes para chegar ao topo dos gráficos Beatport Psytrance, é claro que as vendas de música não geram nenhum alcance significativo. Nesse contexto, os artistas são forçados em maior ou menor medida a concentrar seus esforços de monetização nas apresentações e não na venda da sua música. A situação é complexa, vemos muitos artistas que acabam sendo forçados a dar sua música quase de graça – pelo menos aqueles que não são afortunados o suficiente para serem promovidos pelos poucos selos discográficos que existem. Mau para os artistas que não podem sobreviver sozinhos sem exposição nem confiar no público para comprar sua música; bom para os ouvintes, que podem adquirir muita música livre excelente e leva-lá para fora da rede.

Ektoplazm é um site totalmente dedicado ao Psytrance gratuito. Fundado em 2001 pela Basilisk, a Ektoplazm é agora a maior distribuidora mundial Psytrance gratuito (e legal), especializada em conteúdo Creative Commons, de alta qualidade, de netlabels (selos discográficos que comercializam a música formatos digitais) e artistas independentes, em formatos MP3, FLAC e WAV sem perda de qualidade do CD.

2post1

No Mixcloud você pode encontrar um monte de playlists de Psytrance para ouvir online. No Soundcloud, além do streaming, você também pode fazer o download de algumas tracks gratuitamente.

Existem sites como o Bandcamp, que oferecem conteúdo acessível e gratuito, ao mesmo tempo que proporcionam aos artistas a capacidade de definir preços variáveis, desde opções gratuitas até pagas, permitindo maior diversidade de escolha para potenciais clientes, e acesso controlado à música sem necessidade de pagamento. Essa flexibilidade de conteúdo livre combinada com métodos de pagamento maleáveis,  permite aos artistas competirem com conteúdo não autorizado, fornecendo meios alternativos de distribuição digital. Aqui, você pode encontrar o material de selos inteiros, como Phi Records e Sun Station, lançados gratuitamente no Bandcamp!

 

1post1

Também existe Re:Volt, um novo portal de download Psytrance, onde você pode encontrar um monte de tracks gratuitos para descarregar, do lado de descargas pagas, da mesma forma que ocorre em Beatport.

As estações de rádio de Psytrance são principalmente hobbies de pessoas que dedicam-se à cena e que transmitem principalmente DJ sets e live sets ao redor do mundo.

3post1

Algumas delas já estão ativas faz tempo, por exemplo, a estação de rádio Chromanova.fm foi fundada por DJ Nesjaja em 1999. Chromanova reproduz DJ sets e live sets de apresentações de música eletrônica no mundo inteiro, mas também transmite frequentemente live set desde festas de Psytrance.

Hirschmilch.de foi fundada em 2008 por Baq e possui 5 canais, incluindo outros gêneros como progressive house e ainda um sistema de votação onde o mais votado é transmtido com mais freqüência.

Psyradio.fm é talvez a mais proeminente estação de rádio Psy, fundada em 2004 por Klinki, e apresenta uma interface de usuário única e mínima, com 4 canais e também um sistema de votação.

16 fontes gratuitas de Psytrance:

Ektoplazm.com – A maior fonte gratuita de Psytrance do mundo
Mais de 50 milhões de tracks foram baixadas no planeta. Um monte de artistas bem conhecidos, como por exemplo, Sephira, estreous seu novo álbum em Ektoplazm e até mesmo as lendas de Psytrance como ManMadeMan lançaram algumas de suas músicas gratuitamente aqui. Em 2012 a Ektoplazm completou com sucesso uma campanha de crowdfunding para financiar uma remodelação massiva do site. Ektoplazm está atualmente no meio de sua metamorfose, no caminho de um novo visual, bem como um serviço completamente melhorado.

Bandcamp.com/tag/psytrance – Streaming e downloads gratuitos
Foi fundado em 2007 e oferece uma loja de música on-line, assim como uma plataforma para a promoção dos artistas, principalmente os independentes. Todos as tracks podem ser reproduzidas gratuitamente no site, mas os usuários tem a opção de comprar um álbum ou uma track especifica (preços personalizáveis). O site também permite que os artistas ofereçam downloads gratuitos, com a opção de doar para o artista, ou receber uma track ou álbum de graça, com a condição de se unir à lista de e-mail do artista. Fornece “microsites” personalizáveis para artistas e selos discográficos, onde a música pode ser carregada e compartilhada, apresentando também informações sobre o artista, links de mídia social e de merchandising.

Psymedia.co.za/free-music

Opções de download gratuito e streaming (dj mix). Há também uma página com conteúdo como entrevistas e fotos de festivais de Psytrance em todo o mundo, especialmente na África do Sul, da onde o site é.

Revoltdigital.co.uk/top-100-free-tracks
Fornece regularmente os top 100 rankings de Psytrance, os quais podem ser baixados gratuitamente da página. Você pode se mover pelo site enquanto a música continua sendo executada e mudar de track em qualquer momento, sem ter que carregar uma nova página. Por um valor justo, você também pode obter os lançamentos de alguns artistas populares, especialmente do Reino Unido.

Psynation
Site português que tem promovido a cena da música eletrônica desde 2007, oferecendo uma plataforma para downloads gratuitos e promoção de artistas. Achamos muito boas as opções de filtro para Lives & DJ set, subgêneros (que vai desde o trance até o chill out, passando pelo techno e o minimal) e a classificação alfabética de DJs e shows ao vivo.

Babaganousha.net
Uma boa mistura de todas as nuances que o transe psicodélico oferece. Sets de streaming disponíveis para descarga gratuita e legal.

Isratrance.com
Não é extamente um site de download de Psytrance, mas é uma das maiores coleções de links de artistas, selos e páginas de Psytrance israeli. Nas páginas dos artistas, você encontrará muitas possibilidades de download e streaming. Infelizmente, muitos links não funcionam, mas se você pesquisar um pouco e clicar nas sugestões,  você sempre encontrará ótimos selos e artistas que você provavelmente não conhecia, assim como também é possível acessar a  algumas revistas e comunidades, bastante desconhecidas por aqui.  Também tem algumas portas para outros gêneros de música eletrônica, como drum ‘n bass e minimal.

Mixcloud.com/discover/psytrance
Mixes de DJ, live set e streams.

Soundcloud/search/psytrance
Mais de 500 álbuns, mais de 500 tracks e mais de 500 listas de reprodução de Psytrance gratuíto.

Psyradio.fm
Rádio bem reconhecida de Psy com 4 canais.

Chromanova.fm
Boa rádio de Psy com transmissões ao vivo!

Di.fm/goapsy
Outra boa estação de rádio Psy!

Hirschmilch.de
Estação de rádio Psy com 5 canais.

Psytrance-radio.cz
Estação de rádio de  Psy checo.

Di.Fm
Rádio de música eletrônica com vários canais de psytrance.

Mushroom Magazine / Daily Download
Mushroom Magazine é um dos jornais lideres sobre música e cultura psytrance. Se registrando no site deles, é possível descarregar todo dia algumas músicas ou álbuns de graça.

Texto inspirado na publicação do nosso site parceiro Mushroom Magazine.