O Carro e o Trance – Esotrance

~ Uma análise do Tarot ~

oraculo-da-ilha
Continuando a nossa Jornada do Louco (…)
E lá vem nosso Louco, agora mais exuberante, seguro de si e andando cada vez mais rápido em sua jornada. Ele segue seu destino com coragem e vigor. Agora que já está apto a fazer escolhas, tomar atitudes, partir para a ação. Depois das escolhas feitas pelo coração, nosso fiel personagem sabe que se permanecer sem ideais de vida, sua jornada de nada valerá. Ele atenta que os sonhos devem tomar forma no mundo material, que esse é o momento de ter planos e pô-los em prática. E ele se transforma no sétimo Arcano Maior, O Carro.

1

Analisando o Arcano:

Esse é o sétimo Arcano Maior, O Carro, a carta do propósito. Um poderoso condutor segura as rédeas de sua magnífica carruagem. Podemos compará-lo a figura do Imperador, dirigindo seu carro (sua vida!?). A expressão em sua face é de triunfo e orgulho, como quem já sabe onde irá chegar. O Homem em seu carro tem um só propósito: Vencer!
Esse arcano nos incita a ir em frente, nos mostra que o sonho não é apenas um ato lúdico, é a vontade imutável de realizar.
Puxando essa carruagem estão dois cavalos, um claro e um escuro (nessa carta, um vermelho e o outro azul), aparentemente olhando para o mesmo lado, mas indo em sentidos opostos. Essa icnografia é uma lembrança de que não há certezas, e tudo é guiado pela confiança em seu estado mais puro. Quando um homem, sem certeza absoluta, mesmo assim decide confiar na sua luta, essa atitude também é conhecida como “Fé”. (Por isso, o sacerdócio também é um dos significados desse Arcano)

E ela representa toda a força de sua alma, estendida na ação. Quem conhece a natureza da alma, sabe que ela não é suave e silenciosa, ela é impulsionada pela força do fogo em movimento e ela entra em ação, impelida por meio da intenção, do corpo, da fala e da razão.
Essa é a carta de quem domina sua vida com discernimento, através de seus propósitos mais solenes.

Fisicamente falando, a saúde é boa, a atividade física é intensa, há rapidez de raciocínio e de ação. Os amores são solícitos e o afeto é manifestado de várias formas. No plano mental as ideias se realizam, mas é preciso compor as peças do conjunto.

É claro que nem tudo são flores nessa empreitada. É preciso cuidar para não cair em armadilhas, principalmente as do ego. O sucesso cósmico, nem sempre é o que nosso Ser espera. Muitas vezes é no erro que aprendemos e nele evoluímos. Portanto, a carta do Carro, também é um aviso para que se tenha cuidado com o falso sucesso, aquele que só permeia as aparências. A advertência aqui é de que não devemos nos precipitar, devemos antes analisar bem a situação para depois corrermos na direção desejada.


32

 

 Indo para o Trance a galope:

Nosso tranceiro Louco já está em movimento. Tomado por uma força notável, ele investe no que acredita. O sonho já não lhe cabe mais, é preciso que ele se materialize. Então, subitamente, ele começa a seguir em direção de seus ideais. Certo de que nada é certo, ele permite conciliar a vontade de sua alma às ações no plano físico. Nada é páreo para esse guerreiro em sua carruagem e ele lutará sem freios até conquistar seus sonhos.

Aqui nosso Louco começa a andar em direção aos festivais espalhados pelo mundo. É preciso ter contatos?… Ele os fará!… É preciso aprender outros idiomas?… Ele irá!… É preciso respeitar a cultura local?… Ele irá aprender sobre os povos!… É preciso conhecer os caminhos e as formas de chegar nos lugares mais distantes, seja de trem, de avião, de navio, a pé (como bom mochileiro)? … Ele irá organizar sua viagem e chegará ao seu destino. Simplesmente porque ele acredita que irá chegar…ele pega e vai! Ele é O Carro.
Não há medo nessa jornada, não há motivo algum para não a fazer. Só há a conquista de ter chego até lá.

O Carro aqui não representa só um meio de transporte físico, ele é de fato, o arquétipo do movimento, um teletransporte da alma. Antes mesmo de nosso Louco entrar em ação, ele já traçou seu propósito. Já escrutinou tudo (e todos) que precisa para a jornada e já se “viu” com os pés descalços em seu solo sagrado. Amém!

4 5

Nesse momento, o Trance é o destino, a alma do Louco a carruagem.

O Louco aqui (na figura do Carro) representa um ousado herói em transito, percorrendo um vasto Universo em busca de desafios, perguntas e respostas. Quando vislumbrando a sua transformação na figura do Carro, nosso caminhante diz a si mesmo no espelho:

“Sou a força de sua alma, corajoso explorador, sou sua capacidade de razão e controle.” *

No encalço da batida perfeita, da essência do P.L.U.R. (Peace, Love, Union, Respect), do colorido, dos amores, perfumes, sabores, da arte e da ideologia do Trance… Ele irá percorrer todos os caminhos disponíveis – e criará mais alguns – para encontrar-se vitorioso.

Vendo nosso caminhante nas vestes desse Arcano destemido, nos resta gritar:
“Vai Louco, corre para o abraço!”

Mas, é preciso ter cuidado, pois a carta do Carro também carrega seus desafios e sombras, como ambições injustificadas, desejo de glória sem méritos, megalomania, oportunismo perigoso.

7

Aqui O Carro é a própria jornada, os cavalos a vida, e a alma do Louco irá conduzi-la com maestria para outra dimensão de seu ser, e ele se transformará mais uma vez.

8
(*Fonte: tarot illuminati)