Os Enamorados e o Trance – Esotrance

~ Uma análise do Tarot ~

oraculo-da-ilha

Continuando a nossa Jornada do Louco (…)

Todo o caminho percorrido pelo nosso amigo Louco até aqui, tem sido (de certa forma) solitário. Mas, nessa nova etapa ele percebe que há uma necessidade de maior interação com o grupo, sente que em sua personalidade, nada mais lhe cabe enquanto não houver uma ligação com outra(s) pessoa(s). Seus sentimentos começam a colocá-lo em dúvida em relação a si (como um indivíduo completo) e aos seus desejos em relação aos outros, outras coisas…outros mundos.

Nada é mais forte para que ocorra uma mudança quanto a insatisfação pessoal; é quando surge a abertura para a entrada do outro em nossa vida, o desejo de companhia, e é necessário que haja uma escolha.

Ele se sente atraído por essa energia alheia ao seu ser. Então, o Louco se transforma no Sexto Arcano do Tarot: Os Enamorados (também conhecido como: Os Amantes).

Analisando o Arcano:

Observem a carta, na imagem podemos ver um homem com uma mulher de cada lado. Uma toca seu coração e a outra, toca o seu ombro. Aqui nosso Louco se depara com a importância de entender que na vida irão se apresentar infinitos caminhos e a escolha nunca é segura e clara, mesmo que Ele já tenha conhecimento deles. A imagem do anjo (ou cupido) a frente de um disco solar, que aponta para a mulher que toca o coração do homem (de forma apaixonada), desperta em nosso viajante uma verdade muita antiga: “Quando houver uma escolha, ela será abençoada. Pois para o Cosmos, mesmo com todo conhecimento que uma pessoa possa ter, nada substituirá a escolha feita pelo coração.”

Esse Arcano representa o envolvimento afetivo, a disposição para tal e a integração de ambos os sexos ao poder gerador do Universo. Aqui o livre-arbítrio é palavra-chave.

É sábio aquele que compreende que nossa evolução espiritual (enquanto nesse plano e tempo de vida) é fruto de nossas escolhas, seguir nossos melhores sentimentos é a chave para essa evolução. São nossos sentimentos que regem nossas ações, por isso muitos sábios e religiosos da antiguidade já denominaram como “amor” essa lei interior que nos faz sentir compaixão, empatia, conexão, ou mesmo desejo, em relação a outra pessoa. Quando optamos por boas ações, nosso espirito evolui, quando optamos pelo lado negro da força, podemos ficar estancados em nossa trajetória e repetindo muitas e muitas vezes situações (densas e dolorosas), até que nos tornemos capazes de fazer a escolha certa.

A entrada do outro nessa situação é essencial para que essa transformação ocorra. Por isso, a carta dos Enamorados se faz presente no caminho do Louco nesse momento. Pois a sua sabedoria representada no Arcano anterior (O Papa), se ficasse sozinha e estancada naquela figura, de nada serviria para seu desenvolvimento pessoal. Por isso nosso Louco andou…e agora, ele não quer ficar só. Agora ele precisa fazer uma escolha. Mesmo que nunca, no momento da decisão, ele terá plena certeza de que fez a escolha certa, ele irá avançar em sua jornada e continuará a evoluir.

E devemos lembrar que, como toda carta de Tarot, Os Enamorados também revela seus desafios e sombras, que incluem ficar preso as dúvidas, a indecisão, a impotência e a paralização diante das escolhas. Bem como, a má conduta, a infidelidade, a libertinagem, as tentações e a falta de prumo.

Untitled design (50) Untitled design (51)

 

Namorando com o Trance: 

Nosso amado Louco trilha sozinho seu caminho. Mas seu coração sedento por novas cenas, até então sendo levado pela correnteza dos acontecimentos, assumindo tranquilamente todas as formas que o caminho foi-lhe ofertando, depara-se novamente com uma transformação. O desconhecido lhe invade, apresentando não só um caminho… mas, o sentir-se nele.

É quando ele se depara com um fato: a escolha pessoal.

Ficar parado e só observar é uma opção… mas não para nosso caminhante. Ele tem como meta o crescimento e a expansão. Se, se entregar ao lado escuro desse Arcano, ele perderá seu precioso tempo em ideais e/ou relacionamentos fúteis, fadados ao fracasso e a decepção.

Estar no Trance, não o faz um “tranceiro”. Suas atitudes e seu critério, sim.

Untitled design (53)                      Untitled design (49)

O Arcano seis do Tarot é a demonstração de que, mesmo com o conhecimento que uma pessoa possa ter, nunca haverá nada que substitua a escolha feita com o coração. É preciso sentir e sentir-se, quando uma escolha deve ser feita. No plano mundano é simples, basta seguir seus próprios desejos e carências (afetivas ou físicas). Mas, no plano espiritual essas escolhas são mais complexas, pois vem somadas a questões de leis, ética e bom senso, onde o indivíduo deixa de ser somente mais um ser humano e passa a entender que na convivência com os demais é preciso posicionar-se e fazer escolhas que podem mudar todo o rumo de sua história.

oraculo-da-ilha

Aqui Ele vai escolher suas companhias; amores, aliados, cônjuge, grupos e ideologias pelos quais ele irá unir-se e lutar. É claro que, se ele se arrepender de uma escolha, ele poderá voltar atrás quantas vezes for necessário. Mas, não fazer essas escolhas, nesse momento e na regência desse Arcano, é impossível.

Afinal, ninguém vai para um “Trance Festival” querendo ouvir “pagode e/ou sertanejo”. Na carta dos Enamorados mora o discernimento.

Então o Louco vai para o Trance, escolhendo o que ele julga melhor para si. Há muitas opções, belas companhias, grupos, estilos e pistas. E ele irá (terá de) escolher ficar com quem ou onde ele se sentir melhor. Ao escolher o Trance como ideal, agora cabe ao nosso colega interagir, unir-se e dedicar-se a ele e aos seus.

Em questões amorosas, óbvio que ele se verá em meio a muitas tentações, mas encontrará quem irá tocar seu coração, assim como o Trance já o tocou.

Untitled design (54)               Untitled design (55)

O Seu coração irá indicar o rumo e o Cosmos, seu destino. Pois são as escolhas que formam um indivíduo, e somos o espelho do que escolhemos para nós. Ao transformar-se no Arcano dos Enamorados, revela-se ao nosso Louco a relação “querer/fazer”, requisito indispensável na procura da felicidade.

Untitled design (56)               Untitled design (57)

Então, escolha(s) feita(s) … ele segue sua jornada, firme e forte em sua sina, e irá transformar-se novamente.

Untitled design (58)                  Untitled design (59)