Bienal Internacional de Cultura Psicodélica e Arte Visionária no Brasil

O QUE É A BICPSIeAV?

Fundada como uma iniciativa de artistas de Campinas, interior de São Paulo – Brasil, a Bienal Internacional de Cultura Psicodélica e Arte Visionária (BICPSIeAV) é um evento que ocorre a cada dois anos, de cunho científico e sócio-cultural, direcionado a todas as classes de público, reunindo profissionais e especialistas, artistas de todos os ramos, terapeutas, curiosos/as e amantes da Cultura Psicodélica de todas partes do mundo.

A Bienal tem seu Salão de Artes, com a exposição das obras psicodélicas e visionárias, mas a essência do evento atinge outros espaços e atividades, como oficinas, workshops, conferências e mediações,  sendo uma instância de apreciação mas também uma oportunidade de aprimoramento e encontro para os/as participantes.

O EIXO VISIONÁRIO: UMA BUSCA PLANETÁRIA A PARTIR DA AMÉRICA LATINA

A BICPSIeAV teve sua fundação em 2013, e visa criar um modelo sustentável baseado em práticas que priorizem a  produção artística e a meticulosa apresentação e mediação da arte, tendo um processo de pesquisa que começa desde o local, expandindo para o regional e nacional e, finalmente, para o internacional. Apesar de ter foco na pesquisa planetária como um todo, tem um forte perfil latino americano. A Bienal surgiu aqui no Brasil de forma bastante espontânea, com o intuito de revelar e valorizar a arte visionária ameríndia em suas diversas expressões. Considerando a arte dos povos originários da América Latina e a sua medicina milenar, como sagradas, por constituir um eixo visionário rico, tanto desde o ponto de vista do conhecimento ancestral que nos brinda, quanto da inspiração no processo criativo. Isso já pode ser percebido logo de cara, na arte de divulgação do IVº Edital da Bienal, onde temos elementos do Kene – escrita de nossos avós indígenas, utilizadas para pintura corporal feminina em rituais de dança – junto a  algumas outras confluências.

BRASIL, UM POLO DE CONCENTRAÇÃO DE ARTE PSICODÉLICA

A Bienal também pretende arraigar asas e visitar países da América Latina, mas por enquanto a missão é refletir e aumentar o engajamento artístico no Brasil, propondo oficinas e workshops para que juntos, artista e público, possam explorar um território que ainda permanece relativamente inexplorado apesar da prolífica produção artística.

Entendemos que isso é explicado por dois motivos: desconcentração e preconceito. Primeiramente, este tipo de manifestações artísticas, antes da BICPSIeAV surgir, estavam espalhadas em vários pontos do Brasil o do Mundo, dificultando o acesso e a aprendizagem através da cultura visionária como um todo. Por outro lado, durante muitos anos, esta arte esteve à margem da sociedade, sofrendo um forte preconceito, mas progressivamente, tem tomando força graças a ciência, que tem multiplicado as pesquisas na área, com resultados potencialmente reveladores. 

Segundo essa linha, a contribuição do nosso manifesto com a Bienal, é viabilizar que um grande número de pessoas tenha acesso a uma ampla gama de produções e de artistas visionários/as, enquanto criamos oportunidades para que esses cientistas, pesquisadores/as e pensadores/as possam dialogar e debater, mas dentro de um contexto específico, que abrange uma abordagem cultural, histórica, sociopolítica e medicinal da temática.

A JORNADA DA BIENAL NO BRASIL


Iº Edital – Mostra Internacional de Arte Visionária
O Homem da Nova Era” 

Iª BICPSIeAV  – Obras do Egípcio Ernesto Boccara 

Em 2010 um grupo de pesquisadores psiconautas de Campinas fez emergir discussões que aproximavam a temática dos acessos aos Estados Não-Ordinários de Consciência à produção das artes na região. Assim em 2013, tivemos uma oportunidade de vivenciar a construção da Mostra Internacional de Arte Visionária que contou com 52 obras nacionais e internacionais, onde alguns artistas estiveram presentes na galeria atuando como facilitadores para o público prestigiar uma imersão mais duradoura da oportunidade de estudar o salão de artes.

Alguns desse(as) artistas foram: Vinicius Rodrigues Fernandes (Spelborea), Luminokaya, Camila Lagoeiro, Diego Garcia, E. G. Boccara, Antar Mikosz, Rodrigo Ecos, Ana Malachias, Jader Sartori, Marcia de Andrade, Rafael Garcia Vaz de Lima, Julia Larotonda, Lindsay Swan, Thaisa Pfaff, Rogério Teiji Hirata, Marcelo Sonohara Tomasini, Trootootoo, Jennifer McEuen, Matthew DeGrado, Pouyan Khosravi, Chris Dyer, SANTVS, Marcello Lopez Alvez, Luke Brown e Mark Lee.

➡️ Conheça GEÔMETRA AGORA,
a loja virtual do ROGÉRIO TEJI HIRATA!
Apoie os artistas visionários nacionais
e transforme seu lar em um culto à Psicodelia!

Arte fluorescente: Peixes Koi e geometria sagrada.


IIº Edital – Bienal Internacional de Cultura Psicodélica “Um Manifesto Bienal”

Foi um ambiente de  exposição dinâmico do conhecimentos através da arte. Muitas interlocuções e processos criativos transformaram o que era uma mostra de Arte Visionária na Bienal Internacional de Cultura Psicodélica que criou um ambiente de exposição que envolvia não só as obras (40) e apresentações de arte, mas que “conduzia” o público através dos ambientes da galeria, provocando meditações, encantamentos, dinâmicas e interlúdios que davam vida e unidade a experiência na exposição.

Alguns dos(as) artistas convocados foram: Camila Lagoeiro, Diego Garcia, E. G. Boccara, Antar Mikosz, Vinicius Rodrigues Fernandes (Spelborea), Luminokaya, Luke Brown, Marcello Lopez Alvez, Edgar Franco, Rogério Teiji Hirata, Chris Dyer, SANTVS, Pris Lo, Raphael Medeiros, John Lucas e Tomás Mattiazzo Pessoa.

II BICPSIeAV – Mestre Antar Mikosz em palestra na Bienal.


IIIª – Bienal Internacional de Cultura Psicodélica e Arte Visionária –
“A Semana de Arte Visionária” 

Terminamos a segunda edição de 2015 com possibilidades novas, entendendo que deveríamos finamente provocar um intercâmbio internacional com artistas de fora do país,  para assim estabelecermos pontes de conhecimento histórico sobre nossa pesquisa. 

Agraciados pela inscrição de Mark Henson na III edição em 2017, que junto a Monti Moore,  trouxeram a nostalgia da década de 60 para o espírito da Bienal, tivemos uma rica oportunidade de conexão. A nosso convite Chris Dyer e Ernesto Boccara, também reforçaram o time internacional de artistas visionários propondo uma oficina de  pintura e uma palestra. Junto a neurocientistas, terapeutas, psicólogos e muita arte  concretizamos o desafio de realizar uma jornada de uma semana de arte para que artistas  tivessem uma oportunidade de intercâmbio com artistas de peso de nosso movimento.

Alguns dos(as) artistas que participaram da terceira edição foram: Camila Lagoeiro, Diego Garcia, E. G. Boccara, Marcello Lopez Alvez, Edgar Franco, Rogério Teiji Hirata, Chris Dyer, SANTVS, Tomás Mattiazzo Pessoa, Jamille Tessarim, Gabriel Penteado, Rodrigo Weill Velozo, Eos Othere, Ale Meik, Giohorus, Vitor Sal, Francisco Gusso, Marcelo Germana Nakim, Niama Amanda Zavattaro, Diogo Naha, João Baptista, Aline Barbosa, Enzo Boffa, Rogério Black Hannya, Trootootoo, Diogo Marciano.

Mark Henson (Estados Unidos) pintandon na III° Bienal.

Fotografia de SANTVS durante trabalho, realizado em uma ocupação em São Paulo e exposto na IIIª Bienal.

IIIª BICPSIeAV – Projeto Magia da Terra apresentando o workshop “Som e Sabor”

 2019 – A RENASCENÇA PSICODÉLICA

O IVº edital da Bienal Internacional de Cultura Psicodélica e Arte Visionária leva o nome de “Renascença piscodélica”

O período da Renascença no século XV e XVI marcou a sociedade como um momento onde as ciências conquistaram locais nobres, deixando de lado a superstição e a emotividade que marcou os períodos anteriores. Através da pesquisa e experimentação a sociedade conquistou muitos avanços tecnológicos, artísticos e filosóficos. 

Surgiram nesse período obras como “O  nascimento de Vênus” de Botticelli (1480 ~1485), que, composta segundo as leis da perspectiva geométrica, representa os primórdios filosóficos do período da Renascença. É possível também citar o artista e inventor Leonardo da Vinci que, inspirado nos conceitos encontrados na obra “Os 10 livros da Arquitetura” (escrito pelo arquiteto Romano Marco Vitruvio Polião, século I a.C), deu um raciocínio matemático as proporções do corpo humano, na obra “O Homem Vitruviano” (1490),  onde apresenta as proporções áureas para o corpo humano masculino, segundo o ideal clássico de beleza da época.

Pensar em uma Renascença Psicodélica, não é uma tarefa para poucos parágrafos. Porém aparece claro que as inúmeras publicações a respeito das pesquisas sobre plantas psicoativas, mostram que a comunidade científica já iniciou a primeira fase para uma aproximação destas perspectivas, a partir de plantas como a Cannabis e os Psilocibina e seus potenciais efeitos no tratamento do estresse pós-traumático, depressão e epilepsia.

Não só os avanços da ciência psicodélica, senão também a latência de obras como a “O Ser Humano Vitruviano” da Amanda Sage, pintada no festival Burning Man; Jeisson Castillo, pintando após uma imersões em tribos amazônicas o “Homem Jaguar”, ou ainda Luminokaya, trazendo de esculturas em realidade virtual sua obra visionária “Homo Virtuvianus”,  mostram este Ser Humano que estudou na biblioteca da natureza, bebeu de ideias renascentistas, passou pelo conhecimento de muitas evoluções sociais e tecnológicas para encontrar novos conhecimentos e exemplos de perfeição.

Conheça algumas obras que dão latência a esta Renascença Psicodélica:

Amanda Sage (Estados Unidos) – “The Vitruvian HUman”

Luminokaya (Rússia) – “Homo ViRtuvianus”

Jeisson Castillo  (Colombia) – “O Homem Jaguar”

Quais transformações Políticas, Arquitetônicas e Sociais podem ser obtidas da interpretação da realidade através da oportunidade de pensamento proposta por estas obras e pesquisas?

Nosso edital para 2019 se abrirá dentro desta oportunidade de olhar as tecnologias sociais, científico e artístico a partir de uma experiência nos estados não-ordinários de consciência, provocando a comunidade a pensar uma “Renascença Psicodélica” em todas as áreas, não apenas na arte.

Agradecemos o apio da Academia de Arte Visionária de Viena Galeria, SomaSoma, Natureza Divina, GreenPower Tabacaria, Vegetalle Restaurante, Estação Cultura Secretaria de Cultura de Campinas, Corpo de Bombeiros e da Policia Militar.

?? Estão todos(as) convidados(as)! ??
➡ Mais informações do edital AQUI.

? Se você se interessou por essa temática, também vai gostar de:

Chris Dyer: arte visionária em forma de criações positivas
✅ As viagens da consciência (Neuropsy): Ayahuasca (I)
✅ As viagens da consciência (Neuropsy): Ayahuasca (II)
✅ Os cinco níveis da experiência psicodélica
✅ Marambá: um zoom na experiência piscodélica das high bpm
✅ Os psicodélicos são a porta para uma consciência mais profunda?

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments